TRABIJU - Fabrício firma convênio para ter o projeto Hortalimento

28/02/2013 19:10

 

O prefeito Fabrício Vanzelli assinou na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo convênio para a implantação em Trabiju do projeto Hortalimento. Com o convênio no valor de R$ 19 mil, a parceria com o Estado prevê a construção de estufa no local onde será criada a horta. A estufa poderá ser irrigada por meio de gotejamento, microasperção ou hidroponia.

O objetivo do Hortalimento é oferecer à população de baixa renda acesso à alimentação saudável e remuneração pelo cultivo de plantas fitoterápicas, frutas e legumes em hortas feitas em estufas. Criado em 2005, o projeto tem o objetivo de incentivar o consumo de alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda para as pessoas que trabalham na horta.

Ao assumir o convênio junto com o secretário-adjunto de Agricultura e Abastecimento do Estado, Alberto José Macedo Filho, o prefeito Fabricio Vanzelli agradeceu ao governo estadual e à secretaria por mais esse apoio importante dado a Trabiju. "O Hortalimento será muito importante para a nossa população. Temos a certeza que com ele poderemos melhorar a qualidade de vida de muita gente. Só temos que agradecer ao governador Geraldo Alckmin, à secretária da Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, e ao secretário-adjunto, Alberto Macedo Filho", disse Vanzelli.

 

O que é

Através do Projeto Estadual Hortalimento, o Governo do Estado de São Paulo proporciona mecanismos para acesso à alimentação adequada e de elevado valor nutritivo à população de baixa renda, atuando de forma permanente e sustentável, prevenindo enfermidades decorrentes da má alimentação, bem como promovendo o desenvolvimento regional mediante a geração de trabalho e renda.

Instituído pelo Decreto nº 50.233, de 10 de novembro de 2005, o Projeto Hortalimento possibilita à celebração de convênios com Prefeituras Municipais e Entidades Privadas, sem fins lucrativos, para transferência de recursos orçamentários voltados à instalação de estufas e aquisição de equipamentos correlatos para o cultivo de hortaliças e plantas aromáticas em hortas hidropônicas ou em ambiente protegido. Hortas comunitárias de cultivo convencional também podem ser beneficiadas através do fornecimento de kits de sementes.