SOB CUSTÓDIA - Vida que passa voando...

20/03/2013 13:52

 

Não é clichê, é fato. Observe como estava a vida das pessoas década passada e como ela está hoje. Velocidade, velocidade, velocidade. O ritmo insano que parecia existir apenas nas grandes cidades hoje invade o mais pacato dos municípios deste Brasil.

Reflexo do desenvolvimento ou não, a rotina acelerada apenas serve para destruir a qualidade de vida dos brasileiros. Se no campo não existe progresso, pelo menos lá existe tranquilidade. O homem da roça aproveitava suas longas 24 horas plantando, colhendo, trocando um dedo de prosa.

A vida na cidade é muito curta. Cinco horas de aula, oito horas de trabalho, duas conhecendo uma língua estrangeira, outras três gastas em escolinhas de futebol ou aulas de música. São muitas atividades, mas nenhuma bem feita. Hoje tudo é feito de maneira mais ou menos e está tudo bem, afinal, estamos cansados. Insuportavelmente cansados.

O esportista hoje não pode focar apenas em buscar seus melhores resultados. Ele está preocupado com de que forma irá sobreviver no futuro e por isso estuda mais ou menos e trabalha produzindo pouco. O escritor não consegue seu máximo rendimento, pois necessita colocar comida dentro de casa. O policial não pode fazer seu trabalho de maneira honesta, pois precisa fornecer o melhor para sua família e por isso, se corrompe. Até mesmo o vagabundo está proibido de vagabundear, porque não tem certeza de que poderá fazer nada pelo resto da vida. Isso é um absurdo. Esportista é esportista, escritor é escritor, policial é policial e vagabundo é vagabundo. A roda maluca do tempo urbano está privando das pessoas o que elas realmente são.

Amanhã, antes de partir para o trabalho, para o estudo, para a academia ou para as demais atividades, pense bem. É realmente necessário o que você está fazendo? O sofrimento vale a pena? Você está conseguindo descansar, se alimentar, ler, dormir ou rir direito? Se não está, respire fundo e volte para a cama. O futuro pode esperar. Nosso tempo é agora. Ninguém se importa com o que você será amanhã, nem como está a sua qualidade de vida hoje. Você é o principal juiz daquilo que julgam ser melhor para você.

Desacelere que a vida passa mais devagar. A ambição, a crueldade, a falta de tempo e a solidão desaparecem. Sobrará vida. Sobrarão horas. Existirá de fato um ser humano.