SOB CUSTÓDIA - Só uma hora?

23/03/2013 19:37

 

Acontece hoje, pelo sétimo ano seguido, a famosa “hora do Planeta”. A World Wildlife Fund (WWF) promove o evento em 150 países ao redor do mundo e conta com a adesão de mais de 6.525 cidades ao redor do globo, inclusive 133 cidades brasileiras.

A premissa é muito simples: Apagam-se as luzes durante uma hora para que o Planeta possa refletir como está gastando seus recursos naturais e também como estamos tornando perigoso o aquecimento global.

Muitas opiniões distintas existem sobra a “hora do Planeta”. O que a maior parte das pessoas que aderem ao movimento esquece, é que de nada adianta uma hora de consciência se mais tarde tudo volta ao normal.

A “hora do Planeta” é só mais um fogo de palha onde as elites que gastam os recursos mundiais indiscriminadamente fingem que se importam. A mesma pessoa que apagará as luzes durante uma hora também possui dois computadores, três televisões, um smartphone e um tablet em casa. Qual o problema disso? Nenhum, apenas o fato de que as empresas que captam o dinheiro do comprador de tais produtos usa este capital para manter a produção, o que implica na necessidade de mais matéria prima, mais energia disponível para ser gasta e mais trabalho semiescravo em remotas nações orientais.

Agora reflita. Uma horinha por ano fará diferença? Ou um boicote às empresas que patrocinam a destruição de nosso mundo não seria mais eficiente? Um grande divórcio entre homem e produção insana não seria muito mais eficaz?

Esqueça tudo isso, pois não será nunca possível. Quem possui condições está confortável de como o mundo anda. Quanto mais dinheiro para ser gasto, mais produtos, mais empresas, mais recursos serão esgotados. Está calor lá fora? Eles têm ar-condicionado dentro. Está faltando água em outras partes do mundo? Onde eles vivem esta água sobra.

Não que a “hora do Planeta” não seja uma boa ideia. Mas ela serve apenas como momento de reflexão, como ação ideológica. Valor prático ela não possui. É apenas o marketing dos culpados, a redenção dos criminosos.

Se você quer verdadeiramente salvar o Planeta, não se detenha apenas por uma hora. Faça um pouquinho de cada vez, dê um passo a cada dia. Antes de comprar um produto, verifique os antecedentes da empresa fabricante. Antes de possuir uma nova tecnologia, verifique se ela realmente é necessária. Antes de apagar a luz por uma hora, experimente fechar a torneira enquanto escova os dentes.

A “hora do Planeta” é hoje, das 20h30 às 21h30. Comecemos então a nossa conscientização. Afinal, todos já compramos coisas inúteis e desnecessárias. Todos somos um pouco hipócritas. Mas não queremos ser para sempre.