SOB CUSTÓDIA - Neymar no Barça 2: Aspectos Táticos

03/06/2013 21:48

 

Após um feriado sabático, estou aqui para encerrar a curta série de posts sobre a maior novidade do futebol europeu para a temporada 13/14: Neymar. Discorremos sobre os aspectos chatos do futebol, que são o jogo de interesses, as cifras envolvidas e quem faturará mais com a transferência.

Agora chega o momento onde o futebol de verdade será  discutido. Num time de Puyol, Messi, Villa, Xavi, Iniesta e Busquets, onde se encaixa Neymar? O que ele poderá aprender no ex-melhor Barcelona de todos os tempos?

Para começar, penso que o craque do moicano pode sim chegar e logo de cara ser titular. Teoricamente, ele disputa posição com Pedro, Alexis e Villa, entre outros de menor expressão. Acredito que o jovem brasileiro possui um futebol superior aos dois primeiros citados e tem condições de superar a má fase melhores que a do terceiro. Villa é um grandíssimo jogador, artilheiro da última Copa do Mundo, mas desde sua lesão no mundial de clubes onde o Santos foi trucidado pelo Barça, ele nunca mais rendeu o mesmo. Já Neymar só está em má fase técnica, pois o time que o Santos montou ao seu redor era simplesmente medíocre.

Seria confortável para Neymar, que Tito o escalasse na ponta esquerda, onde conversaria com Alba e Xavi, formando teoricamente uma coluna de ataque quase tão promissora quanto à da direita, formada por Dani Alves, Iniesta e Messi. Entretanto, podemos imaginar um bom cenário se ele for deslocado para a direita, onde assumiria o papel de Messi por aquele setor e liberaria o craque argentino para criar a partir do meio campo, sem a obrigação de resolver tudo pela direita quando a coisa estiver feia. Em uma última possibilidade, Neymar poderia atuar como o falso centroavante, novamente livrando Messi da função e assumindo para si a bronca. Em contrapartida, com ambos os craques centralizados, podemos aguardar boas atuações da equipe catalã, além de tabelas memoráveis.

Em transformação, o Barcelona estará provavelmente sem goleiro, pois Valdes não quer seguir no clube. Reforços importantes deverão chegar para fortalecer o setor defensivo, já que apenas Puyol e Piqué possuem cacoete e experiência para assumir a titularidade absoluta. Marquinhos da Roma (ex Corinthians) já foi sondado, mas dificilmente deve ser liberado. Acredito em alguma solução caseira, da própria La Liga.

De qualquer forma, o Barcelona do próximo ano será  diferente, pois têm em Neymar novas opções de jogo. Ficou claro contra PSG e Bayern que, se Messi está em campo, o time pouco tem a temer. Se Messi não está, Deus nos acuda. Com Neymar, se der tudo certo, o Barça terá mais variação de jogadas, que ao invés de serem fabricadas somente pelo pé esquerdo de Messi, agora serão também produzidas pelos dois pés do craque brasileiro.

Meu palpite é de que, já no fim deste ano, veremos Neymar na seleção de melhores do mundo. Sendo um pouco mais audacioso, estará ao lado de Neuer, Lham, Hummels, Thiago Silva, Marcelo, Xavi, Schweinsteiger, Messi, C. Ronaldo e Falcao Garcia.