SOB CUSTÓDIA - Benefícios Unilaterais

26/03/2013 08:04

 

Todos os dias, em algum jornal espanhol, sai alguma notícia relacionada ao futuro de Neymar. Os veículos de comunicação da Catalunha dão como certa a ida do jovem prodígio brasileiro para o Barcelona, enquanto os jornais de Madrid garantem que o clube da capital espanhola tentará convencer o garoto a vestir a camisa merengue.

Reparem que em nenhum momento a palavra “venda” foi usada. Enquanto Neymar é o sonho de consumo de dois dos maiores clubes do Mundo, o pobre do Santos está alheio aos acontecimentos, completamente ignorado.

Quando Laor apresentou o projeto de carreira da joia santista, todos acharam uma excelente ideia. Quando o vínculo se estendeu até 2014, foi como um tapa na cara da Europa. Pois bem, agora é hora do revide europeu, que virá não apenas como um tapinha, mas como um chute na cara dos Estadistas pró permanência de Neymar. 

Enquanto o dono da camisa 11 santista ganha três milhões de reais por mês, a diretoria do alvinegro praiano rebola para conseguir manter um elenco competitivo. Montillo foi comprado com o dinheiro da venda de Ganso, mais os direitos do volante Henrique. A diretoria santista está abrindo crateras para tapar alguns buraquinhos. Alguns dirão que o salário de Neymar não é pago pelo Santos. Verdade, é pago pelos patrocinadores do Santos, que deixam de investir no time como um todo para bancar apenas um atleta. Mas a piada mais engraçada não é essa.

Na Vila, pessoas afirmam que Neymar educadamente recusou a proposta de renovação até 2016 feita pela diretoria. O contrato do jovem jogador terminará no meio de 2014 e então ele ficará completamente desvinculado do clube, pronto para assinar com qualquer equipe do Planeta. E o Santos? Não vai ganhar dez reais.

A diretoria bate no peito dizendo que a instituição Santos não é um banco para querer dinheiro, mas sim um clube que quer títulos. Veremos, se Neymar sair de graça, se os patrocinadores continuarão investindo na equipe. Veremos se a diretoria consegue montar um time para pelo menos figurar entre os melhores do Estado de São Paulo.

Quando Neymar diz que não tem interesse em sair do Santos, ele diz a verdade, mas não é por conta de um amor infinito, salve, salve e euforia. Neymar não quer sair do Santos agora, pois provavelmente já deve ter conversado com diretores que falam espanhol, que acordaram com o atleta, por um valor bem razoável, a saída dele apenas após o término do contrato com a equipe da baixada. Pipocaram notícias de que Neymar já teria um pré-contrato assinado com o Barça onde o atleta se transferiria apenas no meio de 2014, já livre do alvinegro.

Se o Santos não vender Neymar nesta janela de Junho, não vende mais. Ficará sem grana alguma, rezando para que outra joia apareça no CT Rei Pelé. Pode demorar um ano, ou dez.

A hora é agora. Desculpem-me os nacionalistas e protetores do nosso futebol. Para o bem do Santos, o melhor a fazer é vender sua estrela. Ou ficará sem nada. Já Pensou?