SÃO CARLOS - Secretária de Habitação garante ideias inovadoras

13/07/2013 20:41

 

Uma secretária jovem, com currículo invejável e disposta a aplicar novos conceitos de urbanização para transformar São Carlos numa cidade planejada e com grande qualidade de vida. Launa Campagnoli foi escolhida pelo prefeito Paulo Altomani para cumprir essa jornada, que teve início no último dia 2 de julho, quando foi apresentada oficialmente.

Lauanna é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontificia Universidade Católica de Curitiba, Paraná. Após concluir o curso, em 2010, buscou especialização em Cidades e Territórios: Política e Prática do Urbanismo, na Escola de Arquitetura, Faculdade de Direito e de Ciências Políticas, Instituto de Geografia e de Planejamento Urbano, em Nantes, na França, prática concluída em 2012.

O novo conceito e o desenvolvimento de Curitiba, considerada uma cidade modelo, foram acompanhados de perto pela nova secretária são-carlense. Confiante no aprendizado e nas técnicas que conheceu, ela prefere não fazer comparações, mas deixa evidente a vontade de mudar. “Curitiba é mesmo uma cidade bem planejada, que desenvolveu com acerto todo um projeto de revitalização. Hoje é considerada modelo no País. Não podemos comparar as duas cidades, mas vejo São Carlos com um enorme potencial de desenvolvimento e capacidade de organização. Nossa idéia é trazer esta percepção aqui para a cidade, realizando intervenções pontuais que transformem São Carlos e porque não, criando mais um modelo”, comenta.

O período de especialização, segundo Lauanna, foi bem aproveitado. “Tive oportunidade de conhecer muitos projetos urbanísticos e diferentes, conceitos que podem ser implantados em São Carlos. O prefeito Paulo Altomani compartilha das minhas idéias e vamos tentar colocá-las em prática”.

Em São Carlos o dia-a-dia de Launna tem sido movimentado. Ela busca informações sobre os projetos em desenvolvimento, discute alternativas para ações futuras e, aos poucos, conhece o município e projeta alterações. “É um período de adaptação, estou conhecendo a cidade e observando onde poderemos executar intervenções. Quero inclusive agradecer, pois todos estão me ajudando nesse processo, começando pelo nosso prefeito. Chamo de fase da descoberta, de conhecimento, mas também de amadurecimento de idéias e projetos. Já temos algumas situações de mudanças, que serão pontuais, para melhorar a vida da população”, - afirma ela.

As primeiras intervenções de Lauanna Campagnolli para São Carlos não vão demorar. Os temas são revitalização e requalificação. “Podemos introduzir novos conceitos nas praças e espaços públicos. Estamos fazendo um mapeamento da cidade e em breve daremos início às ações”.

E o grande desafio é o que carece de mais atenção: “nosso objetivo é o Plano Diretor da cidade. Pensamos numa revisão, definindo novas metas e eixos estratégicos. A partir daí teremos informações e conclusões para trabalhar com a escala macro. Mas desde já posso garantir que as idéias são inovadoras e visam organização e qualidade de vida”, concluiu Lauanna.

Idéias que agradam o prefeito Paulo Altomani. Apaixonado por São Carlos, ele projeta um futuro melhor: “o perfil da secretária nos agrada muito. Trata-se de uma jovem com extremo conhecimento urbanístico e de arquitetura. Ela vem de uma cidade que apostou no desenvolvimento organizado e hoje é considerada modelo nacional. Por isso ela está aqui, para aplicar as experiências e novas técnicas, fazendo com que a nossa cidade passe a oferecer ainda mais conforto, segurança e qualidade de vida para a população”, afirmou Altomani.