SÃO CARLOS - Santa Casa promoveu mais um mutirão de cirurgia de catarata

11/03/2013 23:31

 

Com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saúde, o Ambulatório de Oftalmologia da Santa Casa de São Carlos realizou no último fim de semana o terceiro mutirão de catarata do ano, quando cerca de 220 pacientes da cidade e da região foram operados pela equipe médica comandada pelo Dr. Celso Davi Lopes.

O secretário municipal de Saúde, Edílson Abrantes, disse que esse trabalho faz parte de um processo que visa acabar com a fila de espera. “Com esse mutirão, nós queremos diminuir bastante a demanda desse problema de saúde. Por determinação do prefeito Paulo Altomani também já estamos providenciando a assinatura com a Santa Casa de um convênio para que possamos eliminar a fila de espera das cirurgias eletivas”, garante.

De acordo com o médico oftalmologista Celso Davi Lopes, a catarata é uma doença ocular muito comum, que na maioria das vezes acomete pessoas acima de 60 anos, nada mais é do que uma lente envelhecida na visão e, na cirurgia, é feita à substituição dessa lente. “As pessoas que têm esse problema sofrem muito e ficam incapazes de efetuar tarefas simples e o que nós fazemos é dar uma qualidade de vida melhor. Com a realização desses mutirões, muitos estão tendo a oportunidade de voltar a enxergar normalmente”, explicou.

O médico disse, ainda, que a cirurgia é simples e eficaz, mas os pacientes têm que seguir algumas orientações em casa como evitar carregar peso, não se abaixar para lavar os pés e nem ingerir bebidas alcoólicas. “É uma grande satisfação para nós podermos proporcionar a esses pacientes a oportunidade de voltar a ter uma vida normal. Com o mutirão, conseguimos atender uma grande demanda de pessoas que esperavam na fila da cirurgia por um bom tempo”, completou.

Segundo o secretário de Saúde, já está marcado para o próximo mês um novo mutirão de catarata, onde mais cerca de 200 pacientes também vão ter a oportunidade de passar pela cirurgia.