SÃO CARLOS - Ronaldo Lopes participa da 1ª. Mostra Regional em Saúde e Segurança do Trabalho

25/04/2013 18:21

 

O vereador Ronaldo Lopes (PT) participou, na última quinta-feira (24), da “1ª Mostra Regional em Saúde e Segurança do Trabalhador” realizado no Auditório Bento Prado Jr (UFSCar) pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e região em parceria com o Departamento de Saúde do Sindicato, Centro de Referência do Trabalhador de Araraquara (CEREST) e Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar.

A mostra reuniu trabalhadores, dirigentes sindicais, profissionais da área da saúde e segurança do trabalho, seguridade social, controle social, para compartilhar informações e experiências, a fim de otimizar as ações em saúde do trabalhador no município.

Presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Câmara Municipal, Ronaldo abordou na oportunidade a importância da aprovação de leis de sua autoria já em vigor no município. O vereador é autor de lei que institui o Conselho de Saúde e Segurança no Trabalho e da lei que obriga  unidades de pronto-atendimento médico, seja da rede pública, conveniada ou privado, a notificar todos os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais ao Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest). Embora tenha sido aprovada esta lei ainda não foi aplicada plenamente.

Segundo o vereador, o evento representou uma oportunidade de fortalecer a luta para a implementação das leis em âmbito municipal. Ele também enalteceu a realização da mostra como fator de esclarecimento dos trabalhadores e a importância de ocupar espaços no Legislativo e Executivo para implantar medidas que beneficiam a categoria.

Durante a “1ª Mostra Regional em Saúde e Segurança do Trabalhador” palestraram a Dra, Mirian Pedrollo Silvestres (Médica Sanitarista e Coordenadora da Área Técnica de Saúde do Trabalhador - Cerest Campinas/SP); Dr. José Carlos do Carmo (Médico da Divisão de Vigilância do Trabalho - Cerest SP) e Marina Define Otávio (Procuradoria Federal, ER de São Carlos).

Entre os temas abordados no evento estiveram a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Panorama das Notificações Relacionadas ao Trabalho; Ações Regressivas - Previdência Social; Apresentação do trabalho desenvolvido pelo Cerest Araraquara; Laudo Técnico de Condições Ambientais de Trabalho e Perfil Profissiográfico Previdenciário; PPRA e PCMSO / Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Perícia Medica, Reabilitação.