SÃO CARLOS - Representantes da Avape ministram palestra a convite do Fundo Social de Solidariedade

18/03/2013 18:31

 

Representantes da Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência (Avape) estiveram nesta segunda-feira (18), no auditório do Paço Municipal, mostrando o trabalho da associação que começou em 1982, na região do ABC, em São Paulo.

A Avape atua no atendimento e na defesa de direitos, promovendo a reabilitação, capacitação e a inclusão de pessoas com todo tipo de deficiência, do recém nascido ao idoso, e também de pessoas em situação de risco social. Com uma equipe altamente especializa, a Avape capacita profissionalmente pessoas com deficiência seguindo as diretrizes das políticas públicas e as principais tendências do mercado e de carreiras. Totalmente customizada à realidade das empresas, a capacitação profissional Avape está apoiada em mais de 30 anos de experiência no resgate da cidadania, geração de emprego, renda e do protagonismo de cada um dos participantes.

Segundo Jorge Gonçalves dos Santos, representante da Avape, a associação veio até São Carlos a convite da primeira-dama Alice Altomani que esteve no ABC conhecendo um dos Centros de Desenvolvimento, Capacitação e Aprendizagem. “Oferecemos cursos profissionalizantes em várias áreas, os nossos cursos são registrados junto ao Ministério do Trabalho e a pessoa pode conseguir, com isso, uma vaga no mercado de trabalho”, explicou.

Jorge ressaltou, ainda, que a Avape é voltada para a reabilitação profissional. “A reabilitação clinica tem outra característica. Também oferecemos, porém voltada para o trabalho. Já para a reabilitação motora e terapêutica existem outras associações que trabalham especificamente com esse problema”.

Para Alice Altomani o trabalho da Avape é importantíssimo para colocar pessoas com qualquer tipo de deficiência no mercado de trabalho. “Sabemos da cota obrigatória para as empresas, porém sabemos que poucos conseguem vagas por falta de formação, de capacitação, por isso procurei a Avape, para que, nesse primeiro momento, viesse mostrar o trabalho para os nossos agentes públicos”, justificou a primeira-dama.

“O trabalho da Avape é sério e necessário para qualquer cidade. “Vamos conversar com os nossos secretários para que eles também possam conhecer de perto esse trabalho para que futuramente possamos firmar uma parceria”, comentou o prefeito Paulo Altomani.

Também participaram da apresentação os secretários Edilson Abrantes (Saúde), Júlio Soldado (Governo), Júlio César Pereira de Souza (Planejamento e Gestão), Hilário Apolinário (Trabalho, Emprego e Renda), Celso Higashi (Transporte e Trânsito), Beatriz Tolentino (Infância e Juventude) e Wiviane Tiberti (Cidadania e Assistência Social), os vereadores Rodson Magno e Aparecido Penha e os representantes da ONG MID (Organização Não Governamental Movimento de Informação sobre Deficiência).

A Avape tem parcerias empresariais com o Banco Votorantim, Casas Bahia, C&C – Casa e Construção, Petrobras, Votorantim Cimentos, FEBRABAN, Instituto Renner, Trust for the Americas, Microsoft, Alcatel Lucent, Citibank, Governo do Estado de São Paulo (Plantec, Planseg e Jovens Paulistanos), Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (BPC Trabalho) e com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS – afastados por acidente de trabalho).