SÃO CARLOS - Prefeitura perdoa dívida da Santa Casa com o SAAE

11/05/2013 10:37

 

O prefeito Paulo Altomani anunciou na tarde desta quinta-feira (9), a remissão da dívida de mais de R$ 13 milhões que a Santa Casa de Misericórdia de São Carlos tinha com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). Foi assinado ainda um termo que permite à entidade e também à Maternidade Dona Francisca Cintra Silva terem isenção no pagamento das taxas de água e esgoto por mais 12 meses.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, em 1996 foi aprovada uma lei na Câmara Municipal que isentava o hospital de pagar as taxas de água e esgoto. Contudo, ele explicou que em 2004 a direção do SAAE entendeu que isso estava em desacordo com a legislação vigente e começou a notificar o hospital.

O diretor do SAAE, Sérgio Pepino, explicou que quando assumiu a autarquia, em janeiro, achou a demanda judicial contra a Santa Casa estranha. Ele disse que o prefeito Paulo Altomani pediu a resolução rápida da questão. “Altomani não mediu esforços para que a questão fosse resolvida, assim como o SAAE e a Câmara Municipal”, disse o provedor.

Morillas afirmou ainda que o consumo de água mensal da Santa Casa equivale a aproximadamente R$ 60 mil. “Essa ajuda é um valor significativo e importante neste momento difícil que todas as Santas Casas do país atravessam em decorrência da desatualização da tabela SUS”.

O prefeito Paulo Altomani afirmou que apenas cumpriu com a função de homem público. “Quando ajudamos a Santa Casa estamos contribuindo para melhorar a vida das pessoas, de todos, e especialmente dos mais necessitados”, comentou.

Na cerimônia ainda estiveram presentes o vice-prefeito Cláudio Di Salvo, o presidente da Câmara, Marquinho Amaral, o secretário de Saúde, Edilson Abrantes, o procurador chefe do SAAE, Marco Aurélio Penteado, o procurador jurídico da Santa Casa, Márcio Cazu e os diretores da entidade, Walter Konig e Afonso Panassi.