SÃO CARLOS - Prefeitura inaugura entreposto de armazenamento de pneus

05/07/2013 11:54


A prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia / Coordenadoria de Meio Ambiente (SMDSCT / CMA), José Galizia Tundisi, inaugurou, na tarde desta quinta-feira (4.7), o novo “Entreposto de Armazenamento de Pneus” de São Carlos, localizado na Rodovia Engenheiro Thales de Lorena Peixoto, SP 318 (antigo Clube de Campo ABASC).

A inauguração contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e Coordenador de Meio Ambiente, José Galizia Tundisi; do secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa; do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira; do secretário de Esportes e Lazer, José Fernando Favoretto; do secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi; do secretário de Obras Públicas, Marcio Marino; do diretor-presidente da Fundação Educacional de São Carlos (FESC), Edison Bello Bello; dos vereadores Mauricio Ortega e Paulo Taú, representando o Presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto; do coordenador da Defesa Civil,  Pedro Caballero; do presidente da ABASC, Alberto Ivo de Medeiros; Ari Camargo de Oliveira, gestor ambiental da Fundação Florestal, além de diretores, funcionários da prefeitura e imprensa.

Segundo o secretário Tundisi, a inauguração do entreposto é uma importante ação dentro da Política Municipal de Meio Ambiente, projeto São Carlos Mais Limpa, que está recebendo total apoio do prefeito Paulo Altomani. O espaço tem condições apropriadas como depósito, segurança e vigilância para reservar os pneus usados. “Resolveremos, assim, um problema crônico de São Carlos que por muitos anos ficou em condições precárias, com péssima segurança e problemas de impacto ambiental”, comentou o secretário.

O coordenador da Defesa Civil, Pedro Caballero, explicou que dentro do Plano Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos a questão dos pneus é um dos pontos fundamentais. “Um pneu demora cerca de 600 anos para se decompor na natureza. A Defesa Civil, em conjunto com a Coordenadoria de Meio Ambiente, estabeleceu uma série de critério para a escolha do local, para que seja seguro e ambientalmente correto. São ações isoladas que formarão um conjunto e que fará a diferença na qualidade de vida da cidade”.

Em fevereiro de 2013, da SMDSCT por meio da Coordenadoria do Meio Ambiente, iniciou providências para a remoção dos pneus do depósito anterior, o que começou em março deste ano. O novo depósito satisfaz, plenamente, as condições estabelecidas para um armazenamento adequado: permanente vigilância, nenhum impacto ambiental, isolamento. “Esse entreposto é, entretanto temporário: os pneus serão transferidos para localidades onde ocorre a reciclagem. Vamos, agora, intensificar o recolhimento de pneus para manter o projeto “São Carlos mais limpa” sempre efetivo”, complementou Tundisi.
Com o início das atividades a prefeitura retomará a coleta de pneus em lojas e borracharias da cidade. Os interessados devem se cadastrar na Coordenadoria de Meio Ambiente (rua Jesuino de Arruda, 2545, entre a rua São Paulo e a Rui Barbosa, telefones: 3413-3057, 3413-3054, 3413-3046 e 3413-2979).