SÃO CARLOS - Prefeitura e SENAR assinam convênio que beneficiará produtores e trabalhadores rurais

17/04/2013 19:26

 

Nesta terça-feira (16), foi assinado um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de São Carlos, por intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), por intermédio do Sindicato Rural Patronal de São Carlos.

O convênio visa a capacitação dos agricultores municipais e regionais, de pequeno, médio e grande portes, por meio de cursos de capacitação com aulas teóricas e práticas em diversas modalidades. São 140 cursos disponíveis e a meta é capacitar 800 agricultores por ano.

Um dos principais objetivos do programa diz respeito aos agricultores familiares, preparando essa mão de obra para o cultivo da agricultura orgânica e dando ferramentas empresariais para a comercialização desses produtos, inclusive para o fornecimento às escolas municipais (merenda escolar).

Segundo o vice-prefeito e secretário de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo, o programa trará um salto de qualidade na produção familiar, além de disseminar o consumo desses produtos mais saudáveis. Di Salvo acrescentou ainda: “para que haja um contínuo crescimento e fortalecimento da atividade agropecuária em nosso município, é indispensável à capacitação dos agricultores para que eles produzam dentro dos padrões de qualidade para atender o mercado. Assim, conseguiremos tornar os sistemas de produção mais rentáveis e competitivos, além de assegurar a oferta de alimentos mais saudáveis”.

O presidente do Sindicato Rural Patronal de São Carlos, Eunizio Malagutti, comentou que os produtores precisam acompanhar a mudança na economia que vem ocorrendo nos últimos anos, a velocidade das informações, do conhecimento. “É isso que queremos proporcionar”, afirmou. Ele ainda disse que os cursos são totalmente gratuitos, além da alimentação, do material didático e material de uso.

Para o prefeito Paulo Altomani, o programa trará grande impacto social. “Aumento da produtividade, da renda do produtor, produtos mais saudáveis e frescos para a população. Produtos locais para o cidadão consumir no município e para as crianças na merenda escolar. Todos serão beneficiados”, disse o prefeito.