SÃO CARLOS - Prefeito se reúne com diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen

25/02/2013 17:58

 

O Prefeito Paulo Altomani e o secretário de Governo, Júlio Soldado, se reuniram na última sexta-feira (22), no Paço Municipal, com o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen, Antonio Megale e com Glória Merendi, gerente de Assuntos Governamentais.

Na pauta da reunião a questão do ICMS, já que a empresa fatura cerca de 900 mil motores por ano para a unidade de São Bernardo do Campo. Desde 1996 quando foi instalada, a empresa já contabiliza mais de 7 milhões de motores produzidos na unidade de São Carlos, sendo considerada a terceira maior fábrica do grupo no mundo.

“Lembro da negociação para a instalação da Volkswagen aqui em São Carlos. Trabalhamos junto ao saudoso governador Mário Covas, secretário Emerson Kapaz, deputado Lobbe Neto e o prefeito Rubens Massucio para conseguirmos que o governo pagasse R$ 3 milhões para desapropriação da área. Uma empresa de sucesso que hoje tem mais de 800 funcionários, porém não recolhe o ICMS aqui na cidade. Por isso pedimos essa reunião”, explicou o prefeito.

Ainda segundo Altomani, a empresa não tem nenhuma objeção em mudar o regime tributário, por isso vai interceder junto a Secretaria Estadual de Fazenda para que os motores sejam faturados aqui. “Nos vamos procurar o governo do Estado, via os deputados Roberto Massafera e Aldo Demarchi, no sentido de mudar a legislação e fazer com que os motores sejam faturados em São Carlos e remitidos para São Bernardo do Campo sem aumentar qualquer custo para a empresa. Com isso vamos aumentar a arrecadação de ICMS da cidade”, finaliza Paulo Altomani.

Hoje a Volks tem uma produção diária de 3.800 motores. Em breve deve aumentar para 4.800 motores por dia, além de trazer novos fornecedores para a cidade.

A empresa prevê investimento de R$ 8,7 bilhões até 2014, sendo dois terços destinados à ampliação da linha de produção e um terço para modernização da indústria. “Acreditamos muito no futuro do país e estamos nos preparando para isso, com um compromisso a longo prazo”, enfatizou o diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen.