SÃO CARLOS - Prefeito participa do I Encontro Nacional de Física na Indústria

05/04/2013 20:43

 

FotoNa última quinta- feira (4), o prefeito Paulo Altomani participou da solenidade de abertura do I Encontro Nacional de Física na Indústria, que aconteceu no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos. O objetivo do evento é estimular a formação de físicos com características empreendedoras.

As principais autoridades que prestigiaram o evento de abertura e compuseram a mesa principal foram o prefeito de São Carlos, Paulo Altomani, o presidente da Sociedade Brasileira de Física, Professor Dr. Celso P. de Melo, diretor do IFCS/USP, Professor Dr. Antônio C. Hernandes, coordenador do evento, Professor Dr.Tito J. Bonagamba entre outras ilustres presenças, como também do assessor de projetos especiais da Prefeitura de São Carlos, Alfredo Colenci.

Para o coordenador do evento, Professor Dr.Tito J. Bonagamba, a importância do I Encontro Nacional de Física na Indústria é que a cidade deve pensar em tecnologia e como estudiosos se sentem responsabilizados em motivar esse tipo de discussão. “Podemos contribuir com a sociedade de São Carlos, pois a cidade pensando em tecnologia é também uma forma de desenvolvimento e nos responsabilizamos por isso, gostaria de aproveitar a oportunidade e agradecer o apoio que a Prefeitura nos ofereceu desde o inicio de nossas conversas sobre este evento motivando nossos alunos e participantes para discutir sobre o tema deste encontro”, enfatizou. O prefeito Paulo Altomani agradeceu pelo convite e também falou sobre a importância da indústria nacional levando o conhecimento necessário para a evolução e progresso industrial para o país. “Em São Carlos temos a capacidade tecnológica e intelectual e para cidade temos um grande desafio para que juntos possamos fazer a diferença no estado de São Paulo, gostaria de convidar a academia que está presente neste evento, pois temos o projeto da Cidade da Energia e estamos no processo de conversação para transformá-la em Cidade da Tecnologia, para que possamos encontrar empresas que tenham soluções energéticas que não degradem o meio ambiente. Também podemos ter um ambiente acolhedor para os empreendedores que saíram de dentro de nossas universidades para que estes possam contribuir na geração de empregos”, reflete o prefeito Paulo Altomani.

O evento também contou com a presença de representantes de grupos de pesquisa que já tiveram sucesso na abertura de spin-outs de pequeno, médio e grande porte, grupos de pesquisa que já tiveram sucesso em colaboração com o setor industrial, diretores de empresas que já tiveram sucesso ou que potencialmente se beneficiariam das colaborações com grupos de pesquisa, administradores de incubadoras, coordenadores de agências ou núcleos de inovação tecnológica, membros de agências de fomento ou empresas que estimulam a inovação tecnológica, entre outros participantes.

O encerramento do Encontro, organizado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), ocorreu nesta sexta-feira (5) no auditório Professor Sérgio Mascarenhas, no IFSC.