SÃO CARLOS - Parque Ecológico participa de projeto desenvolvido na Áustria

05/06/2013 19:59

 

Parte de um trabalho desenvolvido na Áustria com Lobos Cinzentos e Cães, coordenado pela pesquisadora e bióloga, Angélica Vasconcellos, Pós Doc. do Instituto de Psicologia da USP,  Zuca, o “Lobinho Embaixador”, que foi criado sob os cuidados da equipe do Parque Ecológico de São Carlos, é o mais novo integrante do Projeto de Pós-Doutorado “Modulação do Estresse Social em Lobos (Canis lupus) e Lobos Guarás (Chrysocyon brachyurus)”.

O projeto fará avaliações comportamentais (temperamento, aproximação e afago) e hormonais (variação na concentração de Cortisol) em animais cativos com contato humano, observando se a interação positiva com o homem pode ser benéfica ou não para animais silvestres.

Segundo a pesquisadora, “para que o animal contribua com sucesso na Educação Ambiental é importante que ele apresente comportamentos típicos da espécie e que esteja em boas condições de bem estar físico e psicológico. A avaliação do projeto poderá contribuir para a manutenção de Lobos Guarás em boas condições de bem estar”.

O apoio do Parque Ecológico de São Carlos à pesquisadora reforça a importância do local como área de pesquisa em conservação e base de trabalhos concretos, visando o bem estar de animais selvagens sob cuidados humanos.

Participam da pesquisa científica, além do Parque Ecológico de São Carlos, as instituições, Wolf Science Center- Austria, Parque Fioravante Galvani - Luis Eduardo Magalhães/BA, Criadouro Científico da CBMM -  Araxá/MG, Parque Zoobotânico Dr. Mario Frota - Varginha/MG, Fundação Pólo Ecológico de Brasília/DF, Associação Mata Ciliar – Jundiai/SP e Parque Ecológico Isidoro Bordon Zoológico de Nova Odessa/SP. Conta ainda com o apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e da Pró Reitoria de Pesquisa da USP.

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação pública, gratuita, de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30, telefones 16-33614456 / 33612429 ou pesc@pesc.org.br.