SÃO CARLOS - Palestra dá início à campanha contra queimadas no município

14/05/2013 18:43

 

Uma palestra ministrada na tarde desta terça-feira (14), no Salão Nobre da Secretaria de Educação, para cerca de 20 gestoras das escolas municipais, deu início à campanha 2013 contra queimadas no município. A campanha é uma iniciativa da Coordenadoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia de São Carlos (CMA/SMDSCT), com apoio da Secretaria Municipal de Educação.

Além de apresentar as diretrizes e motivação para prevenção de incêndios, a palestra é parte do Programa de Ação de Educação Ambiental, junto às escolas municipais para 2013, com a previsão de outras palestras no decorrer do ano. As gestoras levarão a campanha para as escolas e o objetivo será o desenvolvimento de vários projetos por cada uma delas, formando um banco de informações sobre Educação Ambiental Municipal.

A palestra, ministrada pela bióloga e chefe de divisão de Educação Ambiental da CMA/SMDSCT, Aline Garcia Pereira, foi sobre os prejuízos ambientais, sociais e econômicos das queimadas. “É importante lembrar que usar o fogo na vegetação causa danos: à saúde, ao bolso, à família, ao meio ambiente e a todos os seres. Por isso, nenhum programa de prevenção e combate a incêndio terá êxito se não houver integração e participação da comunidade. Educação Ambiental é a chave”.

Entre as principais conseqüências das queimadas estão os efeitos sobre a saúde humana. A fumaça e as fuligens podem causar ou agravar doenças respiratórias como bronquite e asma; provocar dores de cabeça; náuseas e tonturas; conjuntivites; irritação da garganta e tosse e alergias na pele, entre outras.

Os efeitos econômicos e sociais, com o aumento de atendimento hospitalar e gastos com a saúde; interrupções no fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, também são considerados; além dos efeitos sobre a atmosfera e sobre os solos, com a perda da fertilidade.