SÃO CARLOS - Marquinho Amaral visita sede dos “Amarelinhos”

05/03/2013 17:10

 

O presidente da Câmara de São Carlos, vereador Marquinho Amaral (PSDB), visitou nesta segunda-feira (4), a sede dos agentes municipais de trânsito, mais conhecidos como “Amarelinhos”.

Na oportunidade, Marquinho foi recebido pelo chefe de Divisão do Departamento Municipal de Trânsito, Milton Nogueira Bastos, que apresentou um balanço do trabalho realizado pelos “amarelinhos” na cidade.

Bastos relatou que o volume de multas aplicadas caiu 11,45% em janeiro de 2013, em comparação ao mesmo período no ano passado. “Estamos realizando um trabalho no sentido de orientar e conscientizar os condutores de automóveis e motocicletas de São Carlos”, relatou.

Em seguida, Marquinho foi recebido pelos “amarelinhos”, onde fez questão de deixar claro que nunca foi contra o trabalho desenvolvido por eles. “Quando denunciei o esquema do cancelamento de multas que existia em São Carlos no governo anterior, fiz para resguardar o trabalho dos agentes de trânsito de nossa cidade, afinal, vocês trabalhavam de sol a sol e aqueles mais chegados do governo, cancelavam suas multas e jogavam o trabalho de vocês no latão de lixo”, relatou. “Não sou contra nenhum amarelinho”, completou.

O vereador tucano também colocou seu mandato à disposição dos agentes. “Quero dizer que vocês podem contar comigo na Câmara Municipal. A partir de hoje, vocês terão um parceiro e amigo no Legislativo”, disse.

 

REIVINDICAÇÕES – Os agentes de trânsito aproveitaram a presença do presidente da Câmara para colocar algumas reivindicações e insatisfações da categoria.

Para eles, é importantíssimo que a população e, principalmente, a atual administração municipal, conheçam o trabalho desenvolvido por eles na cidade. “Os amarelinhos sempre são mal vistos por todos, pelo fato de multarem aqueles que infringem as leis nacionais de trânsito, porém, não são apenas multas que efetuamos, temos outros trabalhos que não são mostrados e divulgados”, contou uma agente.

Outras reclamações giram em questão aos uniformes, que de acordo com eles, já estão bastante utilizados e desgastados. Eles também se queixam dos seus salários. Segundo contam, não é feita uma divisão igualitária em comparação aos vencimentos de outros setores. “Corremos risco de vida e não recebemos nenhum prêmio. Nós precisamos ter uma compensação salarial, pois recebemos muito menos do que outras categorias que trabalham e correm riscos menores do que o nosso”, relataram, lembrando que já registraram diversos boletins de ocorrência por ameaças e agressões que sofrem por cidadãos, na cidade.

O aumento no efetivo também foi lembrado. Bastos conta que, atualmente, há 22 agentes de trânsito prestando serviços ao município. Porém, ao todo, o efetivo é composto por 35 agentes, dez dos quais estão em situação de férias ou afastamento.

Outra situação foi em questão aos veículos de trabalho. Eles contaram que em 10 anos, nenhuma motocicleta foi adquirida aos agentes. “Nenhuma moto foi comprada. Atualmente, temos oito [motos] em funcionamento. Já aconteceram vezes de termos que pagar do próprio bolso a manutenção dos veículos deste setor”, contaram.

Quase ao final da conversa, os agentes de trânsito disseram ao vereador, que lhes foram “podados” os plantões nos finais de semana. “Antes nós tínhamos um plantão de final de semana, ou seja, aos sábados, domingos e feriados, porém, isso nos foi cortado. Só realizamos horas-extras quando o município precisa. Não achamos isso justo”, relataram.

Marquinho Amaral fez um balanço bastante positivo da reunião. “Esse contato com os amarelinhos foi muito importante, pois, muitos achavam que eu era contra eles e isso nunca foi verdade. Estou disposto a colaborar com eles, tanto que vou levar ao conhecimento do prefeito Paulo Altomani, que é do meu partido, todas essas reivindicações de hoje”, finalizou.