SÃO CARLOS - Lineu quer construção de unidades de saúde mental 24 horas

22/04/2013 16:52

 

FotoO vereador Lineu Navarro (PT) encaminhou ofício ao prefeito Paulo Altomani (PSDB) para que o município requeira incentivo financeiro junto ao Ministério da Saúde para a construção de Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Unidade de Acolhimento em nossa cidade.

Em conversa com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a realização da audiência pública ocorrida na Assembleia Legislativa no último dia 18, o parlamentar foi informado de que a Portaria número 615, de 15 de abril deste ano, possibilita o repasse de recursos financeiros do Fundo Nacional de Saúde (FNS) aos Fundos Municipais de Saúde para investimento na construção de CAPS e Unidades de Acolhimento.

A portaria do Ministério da Saúde fixa os seguintes valores: R$ 1 milhão para a construção do CAPS III ou para o CAPS AD III; ou R$ 500 mil para Unidades de Acolhimento adulto ou infanto- juvenil. Os CAPS III são unidades abertas 24 horas destinadas ao atendimento na área de saúde mental, enquanto os CAPS AD III funcionam dia e noite, oferecendo tratamento continuado a dependentes químicos e familiares; o paciente tem livre trânsito, podendo sair e voltar da unidade.

As Unidades de Acolhimento possuem caráter residencial transitório e funcionam 24 horas por dia, todos os dias, de forma articulada com os CAPS. Os pacientes permanecem por até seis meses. Hoje já existem 54 UA no país e a meta do Ministério é a implantação de 308 novas unidades até 2014.

“Pelo número de usuários do CAPS Saúde Mental e de dependentes químicos existentes em nossa cidade, particularmente usuários de crack, não podemos perder a oportunidade de conseguirmos do Governo Federal os recursos necessários para a construção dessas unidades de saúde em nosso município”, afirmou Lineu.

No ofício, o vereador alerta que para ter acesso ao investimento referente à construção das unidades voltadas aos dependentes de álcool e outras drogas o município precisa estar inscrito no programa “Crack, é possível vencer” do Governo Federal, até o dia 26 de abril.