SÃO CARLOS - Lineu enaltece 10 anos de atuação do Grupo Tomo no Kai

04/04/2013 11:30

 

A Câmara Municipal aprovou por unanimidade, moção de autoria do vereador Lineu Navarro (PT), que manifesta congratulação com o grupo de dança tradicional japonesa Tomo no Kai pela comemoração de seus 10 anos de atividades. Lineu encaminhou recurso de emenda orçamentária para a realização das atividades comemorativas que acontecem neste dia 6 de abril, no Instituto Cultural Ítalo Brasileiro, das 18 às 23 horas.

O Grupo da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos foi fundado em 2 de junho de 2013  com o objetivo de resgatar, manter e transmitir a cultura e tradição japonesas, principalmente nas áreas de dança, música e culinária japonesas, oferecendo a  seus associados a oportunidade de aprimorar a fluência na língua de origem.

Atualmente o Tomo no Kai é liderado pela presidente e fundadora  Helena Oda, pelo vice Shoko Kurogi e pela Sra. Futami Shitara, que tem a responsabilidade pela organização e desenvolvimento da coreografia das danças. Em 2006 o grupo organizou o primeiro evento, a festa de Bem Odori no Lions Clube e desde então vem adquirindo mais experiência para difundir o trabalho desenvolvido através dos inúmeros eventos em São Carlos e em outras cidades que o  tem convidado para se apresentar em desfiles de trajes e danças típicas;

“Ao completar uma década de atividades, o Grupo Tomo no Kai consolidou-se como exemplo de sucesso na importante difusão e valorização da história, cultura e tradições japonesas”, afirma Lineu Navarro, reconhecendo a relevante atuação de seus integrantes ao longo de uma década.