SÃO CARLOS - Educação realiza palestra e vivência sobre a cultura cigana

03/05/2013 18:22

 

Dentro do Projeto Institucional Identidade: somos diferentes!, desenvolvido pelas escolas municipais, a Secretaria de Educação de São Carlos realiza na segunda-feira (6), às 18h30, a palestra “O Povo Cigano – Cidadão do Mundo”. O evento acontecerá no Cemei Enedina Montenegro Blanco (rua Arnold de Almeida Pires, n° 1.501 - Cidade Aracy II), envolvendo também as demais Cemeis do bairro, Casa Amarela (organizadora), Benedito da Silva (convidada) e Maria Consuelo (convidada). Serão abordados os temas: origem e história dos ciganos, os grupos ciganos, costumes e hábitos, mandamentos ciganos, culinária, baralho cigano e religiosidade.

A palestra será ministrada pela presidente da Associação da Cultura Cigana do Estado de São Paulo, Vanda Sava, pretendente à comunidade cigana de Campinas, SP, clã dos Kalderash.

Segundo Vanda, além de auxiliar e apoiar membros das comunidades ciganas de todo o estado, a associação tem como objetivo resgatar valores da cultura cigana. Após a palestra, um grupo de ciganas da associação fará apresentação de danças tradicionais.

Segundo a assessora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do evento, Carmelita Maria da Silva Campos, que recebeu apoio do secretário, Carlos Alberto Andreucci, esse é um dos raros encontros realizados na cidade sobre o tema. “A proposta é desmistificar o que se fala sobre esse povo, que tem uma história e uma cultura muito rica, com sua comunidade organizada em castas, preservando a família. As escolas devem, após a palestra, desenvolver projetos paralelos, a partir de uma nova forma de ver esse povo. A proposta será lançada. A partir daí cada escola fará a sua parte”, conclui Carmelita.