SÃO CARLOS - Comércio comemora Pré-Mundial de Balonismo

18/07/2013 16:50


O Pré-Mundial de Balonismo que começa neste final de semana em São Carlos já movimenta os setores hoteleiro e gastronômico da cidade. A organização do evento estima que mais de 150 pessoas estão envolvidas diretamente na competição da qual participam 27 equipes, sendo 4 estrangeiras.

“Esse número deve dobrar se contarmos os familiares dos pilotos e a imprensa que vem para São Carlos para cobrir o evento”, explica Edson Romagnoli, presidente da Confederação Brasileira de Balonismo (CBB).

Thiago Villani, responsável pelo Quality Hotel Anacã e presidente do Sindicato Patronal dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Carlos, afirma que somente as equipes do balonismo ocupam 80% dos apartamentos disponíveis em seu hotel. “Para o final de semana não temos mais vagas. Nesse período do ano, em virtude das competições do balonismo, a rede hoteleira de São Carlos tem um aumento de até 30%, uma vez que além das equipes muita gente da região vem para assistir ao espetáculo dos balões”.

Porém não é somente o setor hoteleiro que ganha com esse tipo de evento. Os restaurantes, bares, lanchonetes e o comércio em geral tem ganhos extras. “Sem dúvida esse evento reflete no comércio local. Inclusive já estamos conversando para uma melhoria no atendimento visando o Mundial 2014, já que teremos a participação de muitos estrangeiros”, comenta Alfredo Maffei Neto, presidente da Associação Comercial e Industrial de São Carlos (Acisc).

Nos restaurantes o movimento também aumenta com a chegada das equipes de competição. Segundo proprietários de restaurantes da região central da cidade a estimativa é que o aumento chegue a 20%. "Esse crescimento é particularmente significativo em julho, mês de movimento um pouco menor por conta das férias escolares”, comenta Silvana, dona de um restaurante por quilo.

 

Competição

O Pré-Mundial de Balonismo, que acontece entre os dias 20 e 27 de julho em São Carlos, é uma organização da CBB em parceria com a Prefeitura. A abertura do evento será no sábado (20), às 19h no Quality Hotel Anacã. Já os voos competitivos começam no domingo (21) e seguem até o sábado (27). Durante o Pré-Mundial, os balonistas devem participar de 13 voos competitivos e realizar 50 provas que envolvem precisão, navegabilidade e pilotagem. Todos os briefings serão realizados no campus 1 da Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizado na rua São Sebastião, 2.828, na Vila Nery, sempre às 6h e às 15h.

 

Night Glow

As pessoas interessadas em ver o show dos balões iluminados precisam trocar 1 kg de alimento não perecível pelo ingresso. Os alimentos podem ser entregues nos seguintes locais: FESC Vila Nery (rua São Sebastião, 2.828 - Campo do Rui), FESC Vila Prado (rua Itália, 756), FESC Santa Paula (rua José Garcia Toledo, 147), Departamento Municipal de Turismo (rua 13 de maio, 2.102) e no Paço Municipal (rua Episcopal, 1.575). O Night Glow será realizado no domingo (21), a partir das 20h, no Estádio Luís Augusto de Oliveira (Luisão).