SÃO CARLOS - Cidade pode ter programa da Fundação Mokiti Okada

23/02/2013 00:58

 

O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Cláudio Di Salvo e o deputado estadual Aldo Demarchi (DEM), recebeu nesta sexta-feira (22), a visita de representantes da Fundação Mokiti Okada, que apresentaram uma proposta para a implantação no município de um projeto sobre alimentação orgânica.

O membro da Fundação, Sérgio Litholdo, deu detalhes sobre o projeto, explicando os benefícios do uso de alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos, que foram constatados por meio de experiências comprovadas e com o aumento da produção orgânica ou agroecológica.

De acordo com Sérgio Litholdo, no Brasil, cresce aproximadamente 20% o movimento orgânico e há cerca de 90 mil produtores agrícolas que cultivam alimentos sem nenhum uso de agrotóxico. Existem hoje associações organizadas, feiras livres e estabelecimentos específicos sobre esse assunto. “O que queremos é que a administração do prefeito Paulo Altomani implante essa ideia nas escolas do município e conscientize a população sobre a importância de uma alimentação sadia”, reforçou.

O objetivo do projeto é fortalecer as associações de agricultores, formar equipes para que possam dar suporte técnico e aconselhamento, envolver profissionais experientes com alimentação orgânica e instituir no município leis específicas de agricultura orgânica, biodinâmica e sustentável que darão suporte legal ao desenvolvimento do projeto.

O secretário de Agricultura, Cláudio Di Salvo, disse que o projeto é interessante e está dentro daquilo que o município pretende fazer com relação aos agricultores familiares que é incentivar ainda mais para que eles possam produzir alimentos orgânicos.

O prefeito Paulo Altomani reforçou que tem interesse em implementar o projeto em São Carlos o mais rápido possível. “A saúde da população em primeiro lugar. Alimentação saudável é fundamental para que tenhamos uma população sadia. Queremos apoiar todos os agricultores para que produzam cada vez mais alimentos naturais e sem o uso de qualquer tipo de agrotóxico”, completou.

A Fundação Mokiti Okada foi instituída em 19 de janeiro de 1971 como uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, considerada de Utilidade Pública Federal. Com atuação em todo o território nacional, desenvolve projetos que viabilizam a formação de uma sociedade harmoniosa e progressista.

Sua missão é a de concretizar a trilogia Verdade-Bem-Belo da Filosofia de Mokiti Okada, a fim de criar o mundo ideal – o Paraíso Terrestre. Elaborar, desenvolver e executar projetos nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, arte e assistência social que promovam a verdadeira saúde, prosperidade e paz.