SÃO CARLOS - Caminhada do Dia Internacional da Mulher termina na praça do Mercado com muitas atrações e serviços para a população

11/03/2013 23:32

 

Dentro da programação do Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Prefeitura de São Carlos, por meio do Fundo Social de Solidariedade e das secretarias e fundações, realizou no último sábado (9), uma caminhada educativa que terminou na praça do Mercado Municipal com muitas atrações culturais e serviços à disposição da população.

Coordenada pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Alice Altomani e pela secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Spaziani Tiberti, a caminhada saiu da Estação Cultura e foi ganhando simpatizantes ao longo do percurso que incluiu os principais pontos turísticos de São Carlos, passando por igrejas, escolas e casarões.

“Essa é uma forma de conscientizar as mulheres dos seus direitos e dos serviços que o município oferece para todas as são-carlenses, além de ser uma atividade saudável”, comenta Alice Altomani.

Na chegada ao Mercado Municipal muitas atrações e apresentações culturais. O grupo da terceira idade do Centro do Idoso Vera Lúcia Pilla abriu a programação com a apresentação de várias coreografias, na sequência se apresentaram grupos musicais. A festa foi até o final da tarde. Além das apresentações, quem passou pelo local também pode participar do grupo de arteterapia, que ensinou como confeccionar colares e pulseiras, também pode fazer o exame de diabetes, aferir a pressão arterial, receber orientações de como se prevenir do câncer de mama, as crianças receberam orientações sobre saúde bucal e todos puderam verificar se estão com o peso certo com relação à altura.

O INSS colocou uma equipe na praça do Mercado para orientar sobre os direitos das mulheres, como licença maternidade e vários outros benefícios. O Sim Móvel da Prefeitura também estava lá oferecendo vários serviços, além da ONG MID (Organização Não Governamental Movimento de Informação sobre Deficiência) que orientou sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Na oportunidade a primeira-dama aproveitou para, em nome do prefeito Paulo Altomani, convidar a população para que no próximo dia 17 participe das festividades do Dia Internacional da Mulher no Cidade Aracy II. “Vamos fazer uma grande festa no Centro da Juventude “Lauriberto Reys”, no Cidade Aracy II, a partir das 9h, com várias atrações culturais e também com serviços de interesse da população”, garantiu Alice Altomani.