SÃO CARLOS - Câmara aprova proposta de Catharino para estabelecer “Fórum São Carlos 2033”

24/04/2013 17:45

 

A Câmara Municipal de São Carlos aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de resolução, de autoria do vereador Antonio Carlos Catharino (PTB), que institui o “Fórum São Carlos 2033 – Da Cidade que Temos para a Cidade que Queremos”. O projeto foi apreciado em Plenário em turno único de votação e aprovado por unanimidade. Além do autor, nove vereadores foram à tribuna da Câmara para discutir o projeto: Lineu Navarro (PT), Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), Walcinyr Bragatto (PV), Edson Fermiano (PR), Roselei Françoso (PT), Idelso Paraná (PHS), Eduardo Brinquedos (PSC), Ronaldo Lopes (PT).

O projeto prevê a realização de debates entre instituições governamentais e da sociedade civil organizada sobre o futuro da cidade.  Pela proposta, o presidente da Câmara deverá nomear anualmente uma Comissão Organizadora do Fórum, que será responsável pela organização de reuniões bimestrais e eventos. Deverão participar da Comissão vereadores, representantes do Executivo, das Universidades Públicas e Particulares instaladas no Município e da Sociedade Civil Organizada. Também caberá ao presidente do Legislativo fixar datas para a realização de reuniões, que contarão com palestras de especialistas sobre vários assuntos ligados a desenvolvimento social e econômico, assim como planejamento urbano e áreas afins.

Na justificativa da proposta, Catharino observou que a cidade possui em 2013 uma população de 230 mil habitantes, tendo no momento “um enorme potencial e muitos desafios no horizonte”, além de estar preparada para “dar um grande salto de desenvolvimento econômico e social”.

O vereador apontou que atualmente é necessário pensar na São Carlos de 2033: “Temos que tentar nos adiantar e mirar no futuro para garantir uma cidade próspera, justa socialmente, ambientalmente sustentável e economicamente viável”.

 

FUTURO

Catharino destacou que o “Fórum São Carlos 2033” objetiva promover o desenvolvimento econômico, a justiça social e a qualidade de vida da população, de modo a preparar a cidade para as futuras gerações.

O vereador está otimista quanto à implantação desta iniciativa: “Em parceria com as universidades, empresas e lideranças da sociedade civil, poderemos efetivamente trabalhar para plantar hoje as sementes de uma São Carlos que servirá de exemplo para o Estado de São Paulo e para o Brasil”.