SÃO CARLOS - 5ª Conferência das Cidades é realizada na cidade

29/07/2013 17:37


Com os eixos temáticos “Habitação, Mobilidade Urbana e Saneamento Ambiental”, foi realizada em São Carlos, no último final de semana, no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, a etapa municipal da 5ª Conferência das Cidades. Trata-se da primeira etapa da fase preparatória para a 5ª Conferência Nacional das Cidades. que propõe a interlocução de autoridades e gestores públicos com diversos segmentos da sociedade, sobre assuntos relacionados à Política e o Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

O prefeito Paulo Altomani abriu oficialmente as discussões, seguido pelas palestras ministradas por Alfredo Colenci Junior, doutor em Engenharia pela EESC-USP e Arlete Moysés Rodrigues, doutora em Geografia Urbana pela USP. Em seu discurso, Altomani ressaltou que a conferência é um debate para o futuro de São Carlos, que necessita, entre outras coisas, de uma revisão de seu Plano Diretor, elaborado em 2005. “A Conferência das Cidades deve ser encarada como o início dos debates sobre essa necessária revisão, para deixarmos nossa cidade com mais mobilidade, saneamento ambiental e moradias dignas. Uma cidade que possa presentear o cidadão com qualidade de vida. As decisões que serão tomadas durante a conferência servirão de norte para nossa administração e não mediremos esforços para que essas resoluções sejam cumpridas”, disse o prefeito.

Para o chefe de gabinete da Secretaria de Habitação e organizador do evento, Mauro Augusto Demarzo, a conferência foi uma oportunidade especial para que a população, que vem demonstrando seu interesse na discussão dos temas relativos aos municípios por meio dos movimentos sociais, participe efetivamente dos debates e apresente propostas. “Esperamos a intensa participação da população, em seus vários seguimentos, com propostas interessantes para uma política nacional de desenvolvimento urbano”, afirmou.

Demarzo destacou, ainda, os conteúdos das palestras de abertura. “Alfredo Colenci Junior nos remeteu para uma revisão do Plano Diretor da cidade. Uma meta importante que a secretaria pretende abordar durante esse segundo semestre de 2013. Já Arlete Moysés Rodrigues, que esteve presente em todas as conferências anteriores, apresentou em sua palestra a forma como devemos proceder na organização de nossas idéias, para que as propostas sejam bem sucedidas”.

Aproveitando os eixos temáticos propostos, a secretária municipal de Habitação, Lauanna Campagnoli, afirmou que na conferência foram apresentadas algumas propostas de como é possível trabalhar com habitação e sustentabilidade. “São Carlos ainda é uma cidade de médio porte, existem muitos vazios urbanos em seu centro, que podem ser utilizados para habitação. Além disso, temos que trabalhar com uma política de educação mais precisa para melhorar a qualidade da cidade”.

Nas discussões sobre Mobilidade Urbana, Matheus Araújo e Silva, representando o secretário de Transporte e Trânsito, Celso Higashi, declarou que a conferência foi uma oportunidade para a secretaria mostrar à comunidade que todas as ações são desenvolvidas dentro de um plano de mobilidade urbana.

Já o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, José Galizia Tundisi, disse que ainda existe um longo caminho para se percorrer na área ambiental, na gestão de resíduos sólidos, no monitoramento da qualidade do ar e na montagem de banco de dados. “Temos que discutir essa questão com profundidade, procurando analisar e propor soluções para o futuro, usando base tecnológica, sem  as quais as cidades hoje não podem ser administradas”. Tundisi acrescentou que as propostas da conferência poderão servir de plataforma para a continuidade dos projetos que a secretaria já está desenvolvendo. 

A abertura da Conferência das Cidades contou também, com as presenças do secretário de Planejamento e Gestão, Júlio César Pereira de Souza, do procurador geral do Município, Waldomiro Bueno, da secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, do secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Hilário Apolinário de Oliveira, do secretário de Obras Públicas, Márcio Marino, do diretor presidente do SAAE, Sérgio Peppino e do vereador líder de governo, Lucão Fernandes, que também representou o presidente da Câmara Municipal Marquinho Amaral e o vereador Rodson Magno, representante do presidente da Fundação Prefeito Faria Lima (Cepam), Lobbe Neto.