SÃO CARLOS - “Dia D” de Vacinação contra a Gripe será neste sábado

18/04/2013 18:00

 

FotoA Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (20), o “Dia D” de vacinação contra a gripe, uma espécie de mutirão que faz parte da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, com postos fixos e volantes.

A vacinação imunizará contra a gripe os idosos, crianças de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes, pessoas portadoras de doenças crônicas, as puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) e os trabalhadores da saúde. Este ano, a vacina contra a gripe tem os três tipos de vírus que mais circularam no inverno, Influenza H1N1, H3N2 e Influenza B.

A Vigilância Epidemiológica de São Carlos orienta que a vacina só é contraindicada para as pessoas que tiveram reação alérgica grave nas doses anteriores, pessoas com doença febril aguda (neste caso é necessário esperar a estabilização da temperatura) ou pacientes que estejam fazendo uso de medicação com corticóide em dose elevada.

A vacina será aplicada em todas as unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família (postos fixos) e no Mercado Municipal, Shopping Iguatemi, Igreja Santo Antônio, Poupatempo, Posto Rubi, Posto Castelo (postos volantes), das 8h às 17h. A Campanha continua até o próximo dia 26. Durante a semana a vacina será aplicada somente nas unidades de saúde.

 

Câncer Bucal

Paralela a Campanha de Vacinação contra a Gripe, a Secretaria de Saúde de São Carlos também está realizando uma ação de prevenção ao câncer bucal em todas as pessoas acima dos 60 anos de idade.

Segundo a cirurgiã dentista Eliana Hegg, todos os idosos que forem vacinados serão convidados a fazer um exame de prevenção ao câncer bucal. “Os idosos passarão por avaliação bucal, onde será verificada necessidade de implantação de prótese dentária, tratamento odontológico e possíveis lesões que podem acarretar em câncer,” ressalta.

O câncer bucal surge com tumores malignos que atingem a boca e parte da garganta, podendo se desenvolver nos lábios, na língua, céu da boca, gengiva amígdala e glândulas salivares.

No Mercado Municipal, um dos pontos de vacinação deste sábado (20), também será feita a parte odontológica onde serão realizadas ações de promoção de saúde: orientação sobre prevenção de câncer bucal, higiene de próteses, higiene oral e autoexame da cavidade oral.

Durante a próxima semana o exame de prevenção câncer bucal será realizado nas unidades de saúde e no dia 23 no Núcleo Cristão "Os Guardiões do Amor", no dia 24 no Cantinho Fraterno Dona Maria Jacinta, no dia 25 na Sociedade Presbiteriana de Assistência Social - Abrigo Dona Helena Dornfeld e nos dias 24 e 26 no CAPS Saúde Mental.