REGIÃO - São Carlos perde fábrica da Nissan para cidade carioca Resende

23/03/2013 23:49

 

Nova fábrica da Nissan em Resende terá investimentos de R$ 2,6 bilhões

 

Empresa vai gerar investimentos e empregos na cidadeO sonho de se trazer a Nissan para a cidade de São Carlos parece ter se desmanchado. Em breve, o município de Resende, no Rio de Janeiro, constará no endereço de mais uma fábrica de automóveis. Mas desta vez, são os japoneses que se fixarão no pólo industrial que vem se tornando a cidade. A nova montadora é a Nissan, que está com as obras em andamento.

Solidificando um compromisso com o Brasil, a nova unidade fabril da Nissan, no Estado do Rio, iniciou a sua implantação em Resende já no primeiro trimestre de 2012. O investimento total é de cerca de R$ 2,6 bilhões, gerando com isso mais de 2 mil novos postos de trabalho diretos e mais 2 mil indiretos – se for considerado toda a cadeia de abastecimento e comunidade envolvida.

De acordo com a assessoria de comunicação da empresa, atualmente as obras estão em ritmo acelerado, algumas áreas, inclusive, já estão cobertas com telhados. O trabalho de terraplenagem já foi todo concluído e, no momento, todos os pilares de sustentação já estão montados e dentro do cronograma. A nova planta industrial está dentro de uma área de 3 milhões de metros quadrados, o equivalente a 20 estádios do Maracanã.

Ainda de acordo com as informações, o novo investimento sustenta o plano mundial de crescimento 'Nissan Power 88', cuja produção está prevista para ser iniciada no primeiro semestre do próximo ano. A capacidade de produção vai girar em torno de 200 mil unidades por ano de produtos Nissan para venda dentro do país. E a sua instalação é um passo importante na estratégia da Nissan como fabricante líder nos mercados do BRIC - que inclui Brasil, Rússia, Índia e China -, o grupo de países emergentes, ou que vem demonstrando um rápido crescimento.

Em junho de 2012, a empresa também divulgou detalhes da 'Nissan Power 88', uma estratégia de médio prazo que inclui os planos de se tornar a marca asiática líder da indústria automotiva no Brasil e a quarta maior do mundo em volume de produção. A ideia é atingir com isso pelo menos 5% do mercado no país até o ano de 2016.

De acordo com Carlos Ghosn, presidente e CEO da Nissan Motor Co. Ltda, assim como tem ocorrido na China, Rússia e Índia, a Nissan está investindo em regiões que apresentam maior potencial de crescimento, e o Brasil tem se mostrado o motor que impulsiona o crescimento do mercado latino-americano. “Dessa forma estamos ansiosos para contribuir para o cenário econômico brasileiro e sua indústria automotiva, no século 21”, afirmou.

Para o prefeito José Rechuan (PP), a conquista da Nissan reflete o período de crescimento e desenvolvimento, pelo qual ele acredita que o município está passando. Ele ainda citou como um dos motivos, os investimentos que a prefeitura tem feito em áreas essenciais como saúde, educação e ação social. “É importante ressaltar que se trata de um crescimento planejado, que visa não apenas a melhoria da qualidade de vida do cidadão, mas também as leis de sustentabilidade”, garantiu.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) acredita que a vinda da Nissan orgulha o Rio, e é resultado do trabalho que, segundo ele, todo o estado está realizando para atração de empresas, consolidando a região como um polo do setor automotivo, e que gera milhares de empregos diretos. Nos próximos anos, a produção de veículos pode chegar a um milhão, se for levado em conta a duplicação das outras companhias do setor.

 

Investimento em Resende

O novo investimento da Nissan em todo o estado do Rio vai subsidiar a construção de uma fábrica totalmente nova na região de Resende, que foi escolhida por sua proximidade com os portos de alta qualidade de Itaguaí e da própria cidade do Rio. Foi levada em consideração ainda, a disponibilidade para início da produção em curto espaço de tempo e fácil acesso à mão de obra qualificada e fornecedores.

A futura capacidade de produção da Nissan virá para complementar a atual, de 59 mil unidades por ano, provenientes da planta industrial da Renault, localizada em São José dos Pinhais, no estado do Paraná. A unidade fabril da Nissan, no Paraná, continuará a produzir o Nissan Livina, o Grand Livina, X-Gear e o Frontier, além de expandir a produção dos modelos Renault.

 

Investindo na formação de mão de obra

Com o objetivo de formar operadores de produção que poderão trabalhar na nova fábrica da marca, já no início deste ano, a Nissan e o Senai de Resende criaram um curso para formar profissionais para esta área. A ideia, ao final do curso, é recrutar mais de mil pessoas e capacitá-las para o trabalho, e assim, preencher o quadro de funcionários da nova fábrica.

Para ingressar no curso, os interessados deveriam ter no mínimo 18 anos, ter o ensino fundamental completo e disponibilidade para atender os horários das aulas. Todos os interessados tiveram um prazo até o dia 15 de fevereiro para se inscrever. Estão sendo selecionadas preferencialmente pessoas que residem em Resende, Itatiaia, Quatis, Porto Real, Barra Mansa e Volta Redonda.

De acordo com o diretor de Recursos Humanos da Nissan do Brasil, Sidnei Álvares, a Nissan é uma empresa em crescimento exponencial no país. Para ele, esta nova fábrica vai ajudar ainda a ampliar mais o alcance da marca no mercado. Para esta nova fábrica, a empresa deseja atrair profissionais que queiram crescer junto com ela, e participando desse momento da empresa, por isso a capacitação.

Fonte de informação: Portal Diário do Vale