REGIÃO - Araraquara participa de Encontro com Lideranças Negras

20/03/2013 13:38

 

Araraquara participou do 2º Encontro Regional de Conselhos e Lideranças Negras, realizado no Teatro Municipal de Sertãozinho, no sábado (16). Participaram 17 municípios da região, além dos membros do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo.

A nova equipe que integra o Centro de Referência Afro Mestre Jorge - o gerente do Centro Afro, Nelson Vicente Júnior; e os gestores de projetos: Junior Barros e Jéferson Ricardo dos Santos - participou do evento representando Araraquara, assim como outras lideranças do movimento negro da cidade.

O evento contou com a presença de uma das maiores lideranças negras do Brasil: Dr. Hélio Santos, professor da Universidade Federal de Salvador, que palestrou sobre as ações afirmativas no Brasil. Também estiveram presentes no Encontro: a coordenadora de Políticas para a População Negra e Indígenas do Estado de São Paulo, a professora Elisa Lucas Rodrigues; o presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Dr. Marco Antonio Zito Alvarenga; e a assessora de Cultura para Gêneros e Etnias, Fátima Gazal.

O debate serviu para atualizar os militantes da luta por igualdade racial sobre os avanços das políticas públicas com recorte racial. Também foram discutidas: a proposta do Estado de São Paulo para implementação da lei de cotas nas universidades, e a urgência em implantar ações que insiram o negro no mercado de trabalho. A importância do fortalecimento dos conselhos municipais de igualdade racial também foi tema abordado na programação.

Para Alessandra de Cássia Laurindo, coordenadora de Políticas de Promoção da Igualdade Racial de Araraquara, “esses encontros são fundamentais para que a militância se aprofunde cada vez mais na luta pela igualdade, bem como trocar experiências positivas sobre a política racial existente em cada município”. Vale destacar que Araraquara ainda é a única cidade da região que possui uma Coordenadoria de promoção da Igualdade Racial e, por isto, é referência para toda a região.