POLÍTICA - Prefeitura assina convênio com a Santa Casa para realização 3 mil cirurgias eletivas

25/03/2013 18:36

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, assinou convênio com a Santa Casa nesta segunda-feira (25) garantindo a realização de mais de 3 mil cirurgias eletivas. Os R$ 9 milhões que foram remanejados do orçamento do município irão dar o suporte financeiro para que as cirurgias sejam realizadas.

O secretário de Saúde, Edilson Abrantes, explicou que os pacientes serão atendidos conforme o tempo em que estão na fila de espera. “Existem pacientes aguardando desde 2006 por uma cirurgia”, afirmou.

O provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, informou que o hospital tem capacidade para atender a todas as cirurgias. Segundo ele, os leitos virão do bloco destinado a pacientes de convênio médico e particulares. Ele afirmou, ainda, que pretende dobrar a capacidade de leitos de 32 para perto de 60, otimizando os dias e horários do centro cirúrgico, inclusive aos finais de semana.

Para a paciente Marivalda Augusto, 58 anos, a expectativa não poderia ser melhor. “Agora eu acredito, graças ao Altomani” comentou. Ela aguarda há mais de 2 anos por uma cirurgia de vesícula. Já Célia de Lima, 64 anos, que aguarda há mais de um ano para realizar uma raspagem no útero, disse que está confiante no trabalho do prefeito. “Agora vai sair, já me ligaram do Centro de Especialidades para confirmar se eu ainda não tinha feito a cirurgia e para marcar a data”,afirmou.

O prefeito Paulo Altomani disse estar honrando um compromisso firmado com a Santa Casa e com a população de São Carlos. “Queremos garantir maior qualidade de vida e de longevidade a essas pessoas”, comentou.

O presidente da Câmara Municipal, Marquinho Amaral, lembrou que o Legislativo deu todo o suporte, aprovando por unanimidade o remanejamento dos R$ 9 milhões destinados à saúde e destacou a vontade política do prefeito Paulo Altomani em resolver o problema.“Esta data ficará marcada na história desta cidade, pois é o sonho de um homem sendo colocado em prática”, afirmou o presidente da Câmara.

Segundo o vice-prefeito, Cláudio Di Salvo, esses são apenas os primeiros passos para resgatar a justiça social em São Carlos.

As cirurgias serão iniciadas ainda essa semana. Entre as operações que serão realizadas estão as de hérnia e vesícula, além de procedimentos das áreas de ginecologia, pediatria, cirurgia plástica corretiva, ortopedia e otorrinolaringologia. Também entram na lista as cirurgias oftalmológicas, algumas delas realizadas no "Mutirão da Catarata", que já ocorre na Santa Casa. Desse montante, perto de 220 pacientes já foram operados. Ao todo, ainda há 800 pessoas na lista para os procedimentos de correção nos olhos.

Também estiveram presentes na solenidade de assinatura de convênio as vereadoras Laíde Simões e Cidinha do Oncológico, os vereadores Rodson Magno, Ditinho Matheus, Equimarcílias Freire, Paulo Taú, Eduardo Martins, Sérgio Rocha, Antonio Carlos Catharino, Lucão Fernandes, o representante do vereador Maurício Ortega, Ademir Gonçalves, do vereador Penha, Uivo Aguiar e representante do deputado Roberto Massafera, Ismael Cerminaro, além de alguns pacientes que aguardam por algum tipo de cirurgia eletiva.