POLÍTICA - Newton Lima se reúne com juventude do PT em Araraquara

07/04/2013 23:35

 

Cerca de 150 jovens e lideranças políticas, como os deputados federais, Newton Lima e José Genoino, deputado estadual e presidente do PT estadual, Edinho Silva, se reuniram neste domingo (7), em Araraquara, no Encontro da Juventude do PT da Macro Ribeirão Preto.

O principal destaque do encontro foi a presença do jornalista Paulo Moreira Leite, que lançou seu livro “A Outra História do Mensalão”. O jornalista e o deputado José Genoino participaram de um debate sobre a criminalização da política. Os instrumentos institucionais e a importância dos movimentos sociais pautarem a juventude do PT também foram temas de debates.

José Genoino fez um discurso emocionante sobre sua situação após o julgamento da Ação Penal 470, disse que apesar de respeitar a decisão do Supremo Tribunal Federal, jamais desistirá de lutar pela sua inocência.

Já o deputado Newton Lima aproveitou para solicitar mais engajamento da juventude do PT na luta pela destinação dos 100% do royalties do petróleo para a educação. “É importante que vocês coloquem essa discussão entre a juventude, somente pela educação é que se constrói cidadania e qualifica mão-de-obra”, ressaltou.

 

Livro

O livro “A Outra História do Mensalão” reúne 37 textos que Paulo Moreira Leite publicou em seu blog a respeito da Ação Penal 470 desde 2005. “O que houve nos meios de comunicação foi o desprezo excessivo pela isenção”, diz o jornalista Janio de Freitas no prefácio do livro. Paulo Moreira Leite é diretor da Istoé em Brasília e já trabalhou nas revistas Veja e Época.