POLÍTICA - Newton Lima e Barbano na Semana de Vigilância Sanitária

07/05/2013 17:00



FotoO deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou nesta terça-feira (7), da segunda edição da Semana Nacional de Vigilância Sanitária, que acontece no Congresso. O foco dos debates, que começaram ontem e vão até o dia 9 de maio, é a organização interfederativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) no contexto do desenvolvimento social e econômico do Brasil. O evento reúne parlamentares e especialistas da área de saúde para discutir os avanços necessários à área.

A Anvisa é uma das agências regulamentadoras pioneiras no país. Zela pelo acesso médico, hospitalar e de produtos relevantes à saúde. Para o presidente da agência, Dirceu Barbano, a Semana é importante para que a sociedade consiga compreender os desafios da vigilância sanitária. “É fundamental que discutamos sobre as ferramentas para que avancemos no desenvolvimento social e garantamos geração de renda e construamos uma economia forte, juntamente com uma indústria também fortalecida”, declarou.

Segundo Newton Lima, é necessário preservar a saúde humana e a Anvisa é um instrumento de apoio ao desenvolvimento econômico e social brasileiro. “Não só a Anvisa, como as demais agências, foram construídas no contexto de décadas perdidas, que o governo federal vem resgatando atualmente”, salientou o parlamentar.

Newton Lima destacou ainda o papel do governo para incentivar a produção e melhorar a competitividade da indústria brasileira, também no setor da saúde com a criação do Plano Inova Saúde. “Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional, percebemos a participação do governo brasileiro para, por exemplo, reduzir o custo de energia do setor elétrico, e prover ações de desoneração nas áreas da educação e inovação”, frisou.