POLÍTICA - Newton Lima destaca importância das pequenas empresas

09/05/2013 22:47


O deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou hoje (9) da posse de Guilherme Afif Domingos como ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa. Para a presidenta da República Dilma Rousseff, é preciso investir em políticas para as micro e pequenas empresas. “Tem uma questão estratégica para o país, que é a desburocratização. Quem mais sofre com ela são as micro e pequenas empresas”, disse a presidenta.
O ministro Afif destacou a necessidade de desburocratizar as atividades, principalmente no processo de abertura e fechamento das empresas. “Burocracia é como colesterol. Tem o bom e o ruim. O ruim é o que atrapalha o desempenho do país”, afirmou.
Para Newton Lima, o Brasil ganhará novo impulso na economia. “O Afif terá posição estratégica, já que os pequenos negócios geraram mais da metade dos empregos no Brasil em fevereiro e já são responsáveis por 11 milhões de empregos diretos”, comentou.

 

Força do pequeno – De acordo com estudo mensal do Sebrae, as micro e pequenas empresas criaram mais de 74 mil vagas de emprego em fevereiro, cerca de 60% dos 123,4 mil postos gerados pelo setor produtivo. Com esse resultado, os pequenos negócios tiveram um crescimento de 56% na geração de postos de trabalho quando comparado os dois primeiros meses do ano, enquanto em janeiro foram 47,5 mil vagas de empregos de pequeno porte, em fevereiro foram 74,3 mil.