POLÍTICA - Newton Lima comemora os 80 anos da Escola Paulista de Medicina

15/06/2013 12:36


O deputado federal Newton Lima (PT-SP) participou nessa sexta-feira, 14, da solenidade de comemoração dos 80 anos da Escola Paulista de Medicina. Com Newton, estavam o vice-presidente da República Michel Themer, o ministro da Saúde Alexandre Padilha, o secretário estadual da saúde de São Paulo Guido Cerri, o secretário municipal da saúde de São Paulo, José de Filippi Junior, a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Helena Nader, o presidente da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina, Rubens Belfort, a reitora da Universidade Federal de São Paulo, Soraya Soubhi Smaili, e o diretor da Escola Paulista de Medicina Antonio Carlos Lopes.

Os discursos em homenagem ao aniversário da Escola foram unânimes em salientar o empreendedorismo dos cerca de 30 médicos que se uniram ao médico Otávio de Carvalho para criar a escola de medicina em 1933. Eles tinham a intenção de evitar que os jovens alunos paulistas tivessem que ir para o Rio de Janeiro ou para Salvador estudar medicina, além de ampliar a oferta de atendimento médico na cidade que crescia rápida e desordenadamente.

O espírito de liderança dos fundadores da Escola, mantido ao longo desses 80 anos, criou o primeiro Hospital-Escola do Brasil, a Escola Paulista de Enfermagem, os laboratórios de Bioquímica e Farmacologia que se tornaram centros de referência em pesquisa, a primeira Residência Médica do País, a Escola de Fonoaudiologia, de Biomedicina. Foi também a primeira escola a manter convênio com as Forças Armadas para levar atendimento médico aos índios brasileiros, pelo projeto Xingu há 50 anos. Logo a Escola foi federalizada, virou Universidade e nos últimos tempos teve seu campus ampliado para outras cidades: Diadema, Santos, Osasco, Guarulhos e São José dos Campos.

O deputado Newton Lima disse que aprendeu a respeitar e admirar a instituição quando era reitor da Universidade Federal de São Carlos e acompanhou de perto o processo de federalização da Escola. “Também acompanho, com muito orgulho, toda a expansão da Universidade. Além disso, meu respeito à Escola Paulista de Medicina vem da qualidade dos serviços médicos que ela presta, pois várias vezes precisei e o tratamento que recebi dos seus médicos foi excelente”, disse o deputado.