POLÍTICA - Fórum das Letras envia ao Congresso moção de apoio à de Newton Lima

04/06/2013 23:38

 

A organização do Fórum das Letras de Ouro Preto, que terminou no domingo (2) após cinco dias de atividades, debates, apresentações teatrais, intervenções e a participação de mais de 70 autores, produziu uma moção que será enviada ao Congresso Nacional de apoio ao projeto de lei (PL 393/2011) do deputado federal Newton Lima (PT-SP), que coloca fim na necessidade de autorização prévia para a produção de biografias de personalidades públicas.

O Fórum considerou a discussão sobre a polêmica Lei de Biografias como uma das mais importantes do evento. Newton Lima, o autor da biografia não autorizada de Roberto Carlos, Paulo César Araújo, e o editor Carlos Andreazza discutiram o tema no debate “Biografias censuradas x Liberdade de Expressão, no primeiro dia do Fórum.

“O Fórum das Letras de Ouro Preto está de parabéns, pois além de reunir grandes autores e se firmar como um grande evento literário do país, assumiu bandeiras políticas fundamentais, como a defesa das livrarias frente à venda pela internet e o barateamento dos livros para atrair mais leitores”, avaliou o deputado.

Para Newton Lima, a moção de apoio à Lei das Biografias será fundamental para agilizar a votação pelo Congresso. “A moção também será importante para pressionarmos os parlamentares a votarem favoravelmente à liberdade de expressão”, destacou. O PL 393 foi aprovado pelas Comissões de Constituição e Justiça e Educação e Cultura da Câmara e seguiria direto para o Senado, mas o deputado Marco Rogério (PDT-RO) conseguiu as assinaturas necessárias e solicitou a discussão em plenário.

Para a coordenadora do Fórum, Guiomar de Grammont, o evento deste ano foi muito positivo. “Tivemos efetivamente um aumento de público, por meio do Encontro Nacional de História da Mídia, e as diversas parcerias que estabelecemos contribuíram imensamente para despertar o interesse das pessoas”, afirmou. Para 2014, o tema do Fórum será “Escritas em Transe” inspirado no filme “Terra em Transe”, de Glauber Rocha.

 

Feira de Ribeirão

Nesta quinta-feira (6), o deputado Newton Lima estará na abertura da 13ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, onde também tratará do fim da censura prévia às biografias.