POLÍTICA - “Nossa palavra de ordem é qualificar a produção e o trabalho para ganharmos competitividade”, diz Newton Lima

27/03/2013 16:13


A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional reuniu na manhã desta quarta-feira (29), em um café da manhã na Câmara dos Deputados, parlamentares, o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MIDIC), Alessandro Teixeira, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e a Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (Alanac).
De acordo com o deputado federal Newton Lima (PT-SP), que preside a Frente, o encontro serviu para apresentar a proposta de trabalho do grupo para o ano de 2013 e iniciar uma série de discussões detalhadas sobre cada setor da indústria com o objetivo de cooperar com as ações do governo federal para tornar a indústria nacional mais competitiva; neste primeiro encontro o debate foi sobre a indústria ligada à Saúde.
“A Frente reforça o esforço conjunto do governo, empresários e trabalhadores de buscar caminhos para reverter a queda da participação da indústria de manufaturados no Produto Interno Bruto”, destaca o parlamentar. Segundo ele, a indústria manufatureira mundial vive um momento difícil pela crise econômica, mas também pelas diferenças existentes nas regras de comércio exterior dos países.
“A Frente Parlamentar vai fazer um debate para pensar todas as medidas de apoio à nossa indústria, conjunturais e estruturantes, bem como analisar setor por setor quais propostas podemos fazer ao governo, que já tomou medidas importantes com os Planos Brasil Maior e Inova Empresa”, explica Newton Lima.
Ainda segundo o deputado, o Brasil não pode se acomodar com uma economia forte apenas na exportação de commodities, é preciso ter competitividade na linha de produção. “Nossa palavra de ordem é qualificar a produção e o trabalho para ganharmos competitividade”, salienta.
“Não podemos, ainda, nos descuidar de temas como isonomia do ICMS, desoneração, juros e câmbio”, declarou durante sua fala na reunião. “O papel do Parlamento é favorecer, nos termos constitucionais, nossa indústria”, completou.
A secretária de Desenvolvimento e Produção do MIDIC, Heloisa Menezes, apresentou balanço do Plano Brasil Maior, do governo federal. “O esforço do Plano está focado no investimento, aumento dos investimentos públicos, alavancando o setor privado”. Heloisa anunciou ainda que o governo federal autorizou a participação de parlamentares nos 19 Conselhos Setoriais de Competitividade criados a partir do lançamento do Plano Brasil Maior.

2013

A Frente Parlamentar em Defesa da Indústria Nacional irá pautar os trabalhos de 2013 em cinco pontos: proposição, aos líderes da Câmara, da realização de Comissão Geral para discutir a situação da indústria manufatureira e o balanço do Plano Brasil Maior; promover reunião de trabalho com as coordenações das Frentes Parlamentares de setores industriais em atividade na Câmara; dar continuidade aos cafés
da manhã com setores da indústria e representantes de trabalhadores (sindicatos e centrais sindicais); realização do Seminário “Desafios da Indústria Frente à Competitividade Internacional”; e acompanhamento das ações do Plano Inova Empresa, do governo federal.
O próximo café da manhã, em data ainda a ser definida, será realizado com a indústria têxtil. A Frente irá convidar o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, para debater questões tributárias para o setor.