PAULISTA A/2 - Ferroviária fez 1 a 0 e contou com tropeços de São Carlos e Noroeste

31/03/2013 22:31

 

Assim que o árbitro terminou o jogo Ferroviária 1 a 0 Santo André, o clima na Arena era de muita emoção. Crianças, adultos e idosos gritavam, com os olhos cheios de lágrimas, o nome da Ferroviária, do técnico Jorge Saram e de todos os jogadores.

Quando entrou em campo, a Locomotiva precisava vencer o Santo André e torcer para que São Carlos, Barueri e Noroeste não vencessem seus jogos. Só aos sete minutos do segundo tempo a AFE fez seu dever e abriu 1 a 0, com gol de cabeça de Jonatas Obina. Ao mesmo tempo, o locutor Baldassari anunciava que o Noroeste perdia para o Capivariano. Faltava então um gol da Portuguesa sobre o São Carlos, e ele saiu aos 35 minutos do segundo tempo, deixando os mais 1.000 torcedores enlouquecidos na Arena.

Com a vitória, a Ferroviária chegou aos 19 pontos e passou o Noroeste no saldo de gols, assumindo a 16ª posição e deixando a zona de rebaixamento. Caíram para a Série A-3, além de Santacruzense e Juventus, o São Carlos e o próprio Noroeste.

“Eu sabia que a gente não iria cair. Acertei os outros resultados e a gente fez a nossa parte. O Santo André é uma equipe excelente, veio aqui pra vencer mas mostramos que essa equipe tem valor”, afirmou o técnico Jorge Saran, que se colocou à disposição para dirigir a equipe profissional no segundo semestre.

“Eu sou da Ferroviária. Na terça-feira já tem treino do Sub-20 e eu vou estar lá. Fica a cargo da diretoria. Se eu permanecer como treinador do profissional, eu coloco esse time na Série A-1 o ano que vem. Eu vou subir a Ferroviária”.

 

Jonatas Obina é matador

A Ferroviária iniciou o jogo nervosa e sob pressão. Aos 4 minutos, a torcida afena teve seu primeiro susto quando Léo Carvalho perdeu a bola na entrada da área e a bola chegou a Fábrio Santos, que ganhou a dividida com o goleiro Everton e chutou no pé da trave. No rebote, a zaga afeana conseguiu afastar.

A Ferroviária só chegou ao perigo aos 22 minutos, quando Léo lançou a bola na área e Ney Mineiro desviou de cabeça, mas a bola passou rente à trave esquerda do goleiro Rodrigo Viana. A equipe da casa perdeu outra boa chance de gol aos 31, quando Wellington Amorim recebeu a bola dentro da área e chutou cruzado, mas nenhum atacante grená conseguiu alcançar.

Aos 40 minutos, o goleiro Everton operou um verdadeiro milagre na Arena, quando Bruno Paulo deu uma meia-lua no zagueiro, saiu de frente para o gol e bateu cruzado, mas o arqueiro afeano se esticou para defender em seu canto direito. No contra-ataque, Ney Mineiro passou na entrada da área para Romarinho, que bateu rasteiro no pé da trave direita do goleiro, para desespero da torcida.

Aos 44, aconteceu o improvável quando Mário cruzou na área, o zagueiro tentou afastar, mas desviou contra seu próprio gol, obrigando o goleiro a se esticar para defender. No rebote, a bola sobrou para Ney Mineiro, que bateu e o zagueiro tirou em cima da linha. A torcida reconheceu o empenho do time e aplaudiu ao final do primeiro tempo. Neste momento, os resultados da rodada favoreciam o time grená, que precisava vencer para deixar a zona de degola.

O técnico Jorge Saran voltou do intervalo com Jonatas Obina no lugar de Jerson. Aos 6 minutos, Léo Carvalhou cruzou na área e Jonatas Obina, de cabeça, acertou o canto direito do goleiro: 1 a 0 e explosão de alegria na Arena!

Aos 17, Alexandre, que tinha acabado de entrar, ganhou da defesa afeana, invadiu a área e chutou para fora, assustando a torcida. Aos 20, em cobrança de falta próximo à linha de fundo, Léo Carvalho cruzou na área e o zagueiro Neguete perdeu um gol de frente para o gol, chutando por cima do travessão. Aos 23, Rogério cobrou falta, Bruno Paulo desviou e o goleiro Everton salvou mais uma vez a Ferroviária de levar o gol.

A torcida afeana fez a festa ao saber do gol da Portuguesa sobre o São Carlos no Canindé, resultado que deixava o time grená fora da zona de rebaixamento.

Aos 30, Jonatas Obina passou para Ney Mineiro, que bateu rasteiro da entrada da área e a bola tirou tinta do pé da trave esquerda do goleiro Rodrigo Viana. Em sua segunda alteração, Saran colorou o volante Fabinho no lugar de Romarinho. Em sua última alteração, o zagueiro Di Fábio entrou no lugar de Wellington Amorim.

 

Ficha Técnica

Ferroviária 1 x 0 Santo André

Local: Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara
Data/Horário: 31/03/2013, às 10 horas
Arbitragem: Mauricio Antonio Fioretti, auxiliado por Marco Antonio Motta Júnior e Luiz Quirino da Costa.
Público: 1.001 pagantes
Renda: R$ 12.000,00
Cartões amarelos: Renan, Fabinho e Nildo (Ferroviária) Rogério e Júnior Paulista (Santo André)
Gol: Jonatas Obina (6’ do 2º tempo)

Ferroviária
Everton, Mário, Neguete, Vinícius Golas e Léo Carvalho; Renan, Nildo, Jérson (Jonatas Obina); Romarinho (Fabinho), Wellington Amorim (Di Fábio) e Ney Mineiro
Técnico: Jorge Saran.

Santo André 
Rodrigo Viana; Rodrigo, Júnior Paulista, Walter e George; Rogério, Elielton, Juninho (Alexandre) e Danilo (Willian); Bruno Paulo e Fábio Santos
Técnico: Dedimar