OPORTUNIDADE - Teatro a serviço da vida: inscrições abertas

04/06/2013 23:32

 

A Prefeitura de São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Artes e Cultura, promove o Primeiro Curso de Teatro para pacientes em tratamento contra o câncer.

O curso gratuito oferece 40 vagas por turma e terá duração de três meses, com início previsto para o dia 17 de junho, podendo a inscrição ser feita na bilheteria do próprio Teatro Municipal.

Voltado para pessoas em tratamento contra o câncer, o teatro é um recurso terapêutico e de expressão riquíssimo, um veículo de comunicação diversificado, que proporciona o treino de habilidades multidimensionais, qualidade de vida e auto cuidado, elevando a autoestima, pois cria um espaço de reflexão a respeito dos valores pessoais e da história de vida de cada participante, promovendo a consciência corporal, a auto percepção,  a socialização, a troca de experiências no contexto grupal, auxiliando na vivência mais consciente do próprio cotidiano.

Para Joelma Carvalho Batista e Alessandra Groppa, coordenadoras do GAICAM (Grupo de Apoio Interdisciplinar para Pacientes com Câncer de Mama), a iniciativa é muito importante “porque a arte trabalha o espaço da expressão e o teatro é o melhor caminho para essa livre expressão dos sentimentos” , afirmaram.

Márcia Casaburi, professora de teatro, responsável pelas aulas afirmou que “todo o processo do curso será coletivo, partindo da elaboração dos textos, com cada participante construindo seu próprio personagem”.

Disse ainda, que o curso será constituído de “exercícios que trabalham com o lúdico, mas sem perder a lucidez, possibilitando um ganho em crescimento pessoal inestimável”, finalizou.

Para a chefe da Divisão de Teatro da Coordenadoria de Artes e Cultura, Maria Alice de Oliveira Rizzo, “o Teatro Municipal abre suas portas para o evento, acolhendo a iniciativa, cedendo o espaço, que é o ideal, para que o curso seja coroado de sucesso, mesmo com a agenda já lotada”, declarou.

“Queremos que todos sintam-se alegres e que cada participante fique mais próximo da cura e do bem estar. Nos somamos aqueles que se importam com os pacientes que lutam contra o câncer. Esse é nosso papel. Essa é nossa parte”, completou Maria Alice.