IBATÉ - Mutirão contra a dengue teve inicio no final de semana

18/03/2013 18:15

 

O pontapé inicial do Mutirão “Todos contra o mosquito - entre em ação e acabe com a dengue” aconteceu no sábado, 16, as 08h nos bairros Vila Bandeirantes e Jardim Mariana.

O ato contou com a colaboração e participação dos moradores, que prontamente receberam as agentes, ouviram suas orientações e dispensaram matérias que contribuem com a criação e proliferação do mosquito Aedes Aegypti, até então alojados em seus quintais .

Ontem, segunda-feira, foi a vez das agentes percorrerem os bairros Residencial Mariana e Jardim Icarai, onde foram recepcionadas da mesma forma, fator este de extrema importância, pois mostra a preocupação da população em manter a cidade livre de contaminação. 

Dando sequência, hoje, terça-feira é a vez dos bairros Jardim Menzani e Santa Teresinha receberem a equipe do mutirão.

De acordo com as agentes, é esperada o mesmo envolvimento em todos os bairros da cidade, uma vez que os moradores querem manter o município livre do mosquito.

No sábado, o vice-prefeito Horácio Carmo Sanchez e o vereador Fábio Gomes acompanharam de perto o trabalho realizado, “estarei na medida do possível percorrendo todos os bairros para acompanhar de perto a participação e colaboração da população, que assim como nós, sabe da importância da prevenção e do cuidado que devemos ter com o mosquito da dengue” disse Horácio.

Durante toda a semana o mutirão percorrerá as ruas da cidade, com o seu encerramento programado para o próximo sábado, 23, no Jardim Cruzado.

 

PRÓXIMOS MUTIRÕES:

20/03 – quarta-feira a partir das 08h nos bairros Centro e São Benedito.

21/03 – quinta-feira a partir das 08h nos bairros Popular e Encanto do Planalto.

22/03 – sexta-feira a partir das 08h nos bairros Esfer e Jardim América.

23/03 – sábado a partir das 08h nos bairros Jardim Cruzado.

 

Dengue

Doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae sendo transmitida no Brasil, através do mosquito Aedes Aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.

A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes Aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.

O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.

 

Prevenção

Em caso de suspeitas, a população deve se atentar aos seguintes sintomas: febre aguda com duração de até 7 dias, dor atrás dos olhos, dores musculares, dores nas juntas, prostração e vermelhidão no corpo. Apresentando algum destes sintomas, a pessoa deve sempre procurar um médico e jamais praticar a automedicação, o que pode agravar ainda mais o quadro clinico.

 

CLIQUE AQUI e veja algumas medidas simples para evitar a Dengue.