IBATÉ - Dr. Alessandro e vereadores participam da criação da Fremitur

19/03/2013 20:31

 

O prefeito municipal de Ibaté Dr Alessandro Magno de Melo Rosa acompanhado dos vereadores Fábio da Silva Gomes, Luis Marino da Silva, Lindolfo Juvenal Duarte, Donato Lotumolo Sobrinho e Mario Alberto Frigieri Junior, que dão sustentação ao governo, e do Coordenador de Turismo e Cultura da cidade Joziel Gama participam nesta quarta-feira, 20, na Assembleia Legislativa de São Paulo do lançamento da Fremitur (Frente Parlamentar para o Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico) do Estado de São Paulo.

O evento tem como objetivo fortalecer as ações do Estado para uma melhor distribuição dos recursos do tesouro destinados ao turismo para contemplar as estâncias e os municípios de interesse turístico através da aprovação da PLC (Projeto de Lei da Câmara) 32/2012.

Constituída pela Assembléia Legislativa, a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento dos Municípios de Interesse Turístico, tem como coordenador o deputado “João Caramez (PSDB). “A Assembleia Legislativa de São Paulo tem que contribuir. Nós, deputados, temos que encontrar caminhos e dar soluções. Por isso, estamos defendendo a bandeira dos municípios de interesse turístico”, afirmou.

 

Novos Critérios

O PLC 32/2012, que estabelece novos critérios para a criação de estâncias e municípios de interesse turístico, foi proposto pelos membros da Comissão das Estâncias, órgão criado em 2011 para estudar e revisar a legislação sobre estâncias e que está na origem da criação da frente parlamentar.  
"Nosso ponto de partida foi adotar o conceito moderno de estância, integrar no projeto a nova classificação de municípios de interesse turístico e promover maior agilidade na tramitação dos projetos", informou Caramez.

Composta por dez par­lamentares, essa comissão teve origem na frente parlamentar, que iniciou seus trabalhos em agosto de 2011, tendo por base o PLC 2/2003, de autoria de Caramez. O PLC original disciplinava a criação de estâncias, os estudos e as contribuições para a fundamentação das estâncias balneárias, climáticas, hidrominerais e turísticas no Estado de São Paulo elaborados pelo Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam).
Com o intuito de aprofundar os estudos a respeito do tema, a comissão promoveu reuniões para ouvir os representantes do Cepam, do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), da Secretaria da Fazenda, do Conselho Estadual de Turismo e da Aprecesp.

 

Interesse Turístico

O Prefeito Dr. Alessandro vem se destacando na Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo (APREC) como articulador regional e fez questão de levar os vereadores de Ibaté ao evento para fortalecer o grupo parlamentar nessa ação em favor dos municípios de interesse turístico.

“Tenho trabalhado muito para colocar Ibaté dentre esses Municípios e queremos com a criação da Fremitur, que as cidades de interesse Turístico também possam receber verbas para tocar projetos que ajudem a desenvolver o potencial e o setor turístico nesses municípios, estamos aqui para apoiar essa iniciativa e lutar para que isso aconteça.” afirma o Prefeito.