IBATÉ - Cidade conclui semana de estudos Afro Brasileiro

16/05/2013 19:53

 

Durante a semana, a cidade de Ibaté recebeu uma série de atividades referente ao 13 de maio, dia da abolição da escravatura através da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

Essas atividades objetivam criar um momento de reflexão referente à data além de criar um ambiente propício ao debate e a formação de saberes de forma horizontal.

Durante a semana, diversificadas atividades movimentaram Ibaté. 

Na segunda-feira, 13, Boa Ventura Saint Nhama de Guiné Bissau da África discorreu sobre a sua vivência como um estudante africano em terras brasileiras onde após o choque cultural, percebeu a diferença entre as relações interpessoais do Brasil e da África sendo que, aqui pode constatar a influencia que a cor da pele forma o ideário e as relações sociais no interior de uma sociedade.

Terça-feira, 14, foi a vez de Danilo Lima da cidade de São Paulo onde é Conselheiro de Juventude e coordenador de um cursinho popular, o Educafro que desenvolve um trabalho de inclusão de jovens negros e pobres à universidade. Em Ibaté, apresentou as formas de trabalho educacional e gestora da instituição.

A quarta feira, 15, recebeu o professor Dr. Evaldo Ribeiro professor da USP de Piracicaba e integrante do NEAB da UFSCar que abordou a data do 13 de maio problematizando a realidade social anterior e posterior além de trabalhar as diversas metodologias de trabalho que professores de educação infantil e fundamental na abordagem da data e no combate ao racismo.

Na quinta feira, 16, ultimo dia das atividades, a cidade recebe os artistas e pesquisadores em artes cênicas Emílio Junior da cidade de São Paulo e David Narcizo da cidade Ibaté, que apresentaram as diversas expressões culturais afro brasileiras e como, durante a história da arte brasileira, essas manifestações foram se infiltrando no fazer artístico nas obras de arte brasileira além de problematizar a forma que a mídia aborda o personagem negro e como o artista negro se insere no mercado cultural brasileiro.

A 1ª Semana de Estudos Afro Brasileiros teve como público, em sua grande maioria, professores da rede municipal que de forma livre e espontânea fizeram inferências e debateram os temas com os respectivos palestrantes.

As atividades foram realizadas pela Prefeitura Municipal com envolvimento dos Departamentos de Educação, Esportes e Centro Cultural de Ibaté e Coarty