IBATÉ - Biblioteca homenageou mulheres centenárias e vencedoras

12/03/2013 12:24

 

Dentro da programação das comemorações do Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura Municipal de Ibaté, através da Biblioteca Pública Municipal Comendador Nello Morganti, realizou na última sexta-feira, 08 a cerimônia de abertura da 4ª Exposição Mulher Vencedora.

O evento contou com a presença do Prefeito Dr. Alessandro Rosa, seu vice Horácio Carmo Sanchez, dos vereadores Mario Alberto Frigieri Junior, Luis Marino da Silva, Geraldo Oliveira e Fábio Gomes, além de familiares dos homenageados, convidados e frequentadores da Biblioteca.

A exposição homenageou as três mulheres mais idosas do município, contando um pouco da história de vida de cada uma, histórias que muitas vezes se confundiu com a própria história de Ibaté, intitulando-as “Mulheres Centenárias”.

O mesmo se deu com as oito mulheres homenageadas, as quais tiveram suas histórias de vidas narradas por familiares ou amigos, relatando todas as fases e etapas de suas vidas, vitórias, tropeços, conquistas, percalços e superações, sendo intituladas “Mulheres Vencedoras”.

Os relatos de vida de todas as mulheres homenageadas emocionaram os presentes, bem como as próprias, que fizeram uma viagem ao tempo ao ouvirem o retrospectiva de suas vidas.

Tanto as Mulheres Vencedoras como as Centenárias foram agraciadas com um painel de fotos, ilustrando assim um pouco da vida de cada uma delas.

“Exemplos de vida, histórias emocionantes que mostram a garra e a força das mulheres, uma linda e merecida homenagem que através desta feliz escolha indiretamente homenageou todas as mulheres ibateenses”, disse Dr. Alessandro.

O prefeito ainda destacou a iniciativa da equipe da Biblioteca através de sua Coordenadora Ana Maria Guaratini Ibelli que todos os anos garimpam pessoas com histórias e dedicação ao município. “As histórias que ouvimos aqui, podem vir a fazer parte de um livro de memórias da cidade” sugeriu o prefeito.

Dando sequencia, o vice-prefeito Horácio também homenageou as mulheres, “Dignas de todo o nosso respeito e admiração, por não se curvarem diante das dificuldades e obstáculos que a vida coloca em seus caminhos, sempre enfrentando com serenidade e discernimento, buscando o melhor caminho, a melhor solução”, relatou Horácio.

 

ENCONTRO - À tarde de homenagens foi também uma tarde de reencontros, onde as homenageadas e seus familiares tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história de vida de cada uma, além de ouvirem fortes relatos e grandes exemplos de vida.

Durante as narrativas da trajetória das homenageadas, foram realizadas apresentações simultâneas de Dança do Ventre com a professora Vera Felício ao som dos músicos Flávio Ibelli e seu pai Waldir Ibelli. Ao final da cerimônia, um lanche da tarde foi oferecido aos presentes.

 

EXPOSIÇÃO - A 4ª edição da Exposição Mulher Vencedora pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h até o dia 28 de março, a entrada é gratuita.