IBATÉ - 1ª semana de estudos Afro Brasileiro movimentou a cidade

17/05/2013 19:07

 

Durante a semana, a cidade de Ibaté recebeu uma série de atividades referente ao 13 de maio, dia da abolição da escravatura através da assinatura da Lei Áurea pela Princesa Isabel.

Essas atividades objetivam criar um momento de reflexão referente à data além de criar um ambiente propício ao debate e a formação de saberes de forma horizontal.

Durante a semana, diversificadas atividades de formação e de apreciação movimentaram Ibaté. Cada encontro aconteceu uma palestra e uma atividade cultural de abertura.

Na segunda-feira, 13, Boa Ventura Saint Nhama de Guiné Bissau da África discorreu sobre a sua vivência como um estudante africano em terras brasileiras onde após o choque cultural, percebeu a diferença entre as relações interpessoais do Brasil e da África sendo que, aqui pode constatar a influencia que a cor da pele forma o ideário e as relações sociais no interior de uma sociedade. A abertura do evento na segunda e na terça feira ficou por conta de André de Souza do Grupo Mandinga.

Terça-feira, 14, foi a vez de Danilo Lima da cidade de São Paulo onde é Conselheiro de Juventude e coordenador de um cursinho popular, o Educafro que desenvolve um trabalho de inclusão de jovens negros e pobres à universidade. Em Ibaté, apresentou as formas de trabalho educacional e gestora da instituição.

A quarta feira, 15, recebeu o professor Dr. Evaldo Ribeiro professor da USP de Piracicaba e integrante do NEAB da UFSCar que abordou a data do 13 de maio problematizando a realidade social anterior e posterior além de trabalhar as diversas metodologias de trabalho que professores de educação infantil e fundamental na abordagem da data e no combate ao racismo. Nesse dia a abertura ficou por conta de Thiago Petrolongo, pianista e sonfoneiro além de ministrar aulas de música.

Na quinta feira, 16, ultimo dia das atividades, foi a vez do escritor e pesquisador Luiz Mozzambani Neto da cidade de Monte Alto que fez o lançamento do livro “Os filhos da Preta” além de receber os artistas e pesquisadores em artes cênicas Emílio Junior da cidade de São Paulo e David Narcizo da cidade Ibaté, que apresentaram as diversas expressões culturais afro brasileiras e como, durante a história da arte brasileira, essas manifestações foram se infiltrando no fazer artístico nas obras de arte brasileira além de problematizar a forma que a mídia aborda o personagem negro e como o educador pode valer-se das mídias e da comunidade no processo de ensino aprendizagem.

 

PÚBLICO:

A 1ª semana de estudos Afro Brasileiro teve a participação de aproximadamente 500 pessoas distribuídas em suas quatro noites de evento.

Em sua maioria foram professores da rede municipal e alunos do EJA que, de forma livre e espontânea, fizeram inferências e debateram os temas com os respectivos palestrantes.

As atividades foram realizadas pela Prefeitura Municipal com envolvimento dos Departamentos de Educação, Esportes, Cultura e CoArtY.

De acordo com o Coordenador do Centro Cultural, Joziel Gama, a participação do público foi enriquecedora para o evento.

“Os participantes interagiram com os palestrantes e juntos dialogaram diferentes temas relacionados a semana. Foi sem dúvidas uma importante e enriquecedora troca de experiências e conhecimentos a todos”, contou.