GERAL - Aplicativo gratuito reúne dados de todos os municípios paulistas

19/03/2013 10:30


O Centro de Estudos e Pesquisas de Administração Municipal (Cepam) lança o Informativo 2013, um guia completo com informações sobre os 645 municípios paulistas. A publicação está em sua 15ª edição e agora conta com aplicativos gratuitos para tablets e smartphones. 
Com linguagem fácil e de visualização rápida, organizado por cores e símbolos, o Informativo Cepam apresenta um retrato dos municípios, além de disponibilizar dados referentes aos governos do estado e federal, dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, sobre consórcios públicos intermunicipais, agências de desenvolvimento e Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (URGHI). 
“O Informativo Cepam reúne os principais dados dos municípios paulistas que facilitam o dia a dia dos agentes políticos. Com o aplicativo, queremos possibilitar que as pessoas acessem essas informações independentemente do local onde estejam, por meio de celulares e tablets”, explica o presidente do Cepam, Lobbe Neto. 
No espaço dedicado aos municípios (dispostos em ordem alfabética), é possível consultar, um a um, data de aniversário, população, prefeitura, câmara municipal, finanças municipais, o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), se é estância ou possui o selo Município Verde Azul, entre outros. “Todas as informações são atualizadas periodicamente”, lembra Lobbe Neto. 
Sobre o Poder Executivo, é possível obter dados do governo do estado de São Paulo, secretarias, Fundo Social de Solidariedade, órgãos vinculados e representação das secretarias no estado, governo federal, ministérios e agências reguladoras. 
Também estão disponíveis informações referentes à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e Câmara dos Deputados Federais (por São Paulo), aos Tribunais de Contas do Estado e da União, e ao Senado Federal.  Há ainda dados sobre os Tribunais de Justiça de São Paulo, em Brasília, e Federal, em São Paulo. 
O aplicativo já está disponível para aparelhos com sistema operacional Android e, em breve, estará para o sistema iOS. Para baixar gratuitamente o Informativo Cepam, basta acessar a loja on-line e instalar. A versão em PDF está disponível no site do Cepam: www.cepam.sp.gov.br.