DOURADO - Prefeito Juninho Rogante moderniza salas de aula

26/03/2013 20:57



De olho na evolução do ensino, prefeitura instala 39 novas lousas digitais, que atenderão 100% das salas de aula


A prefeitura de Dourado instalará nos próximos dias 39 lousas digitais na rede municipal de ensino, todas as salas de aula receberão esse novo recurso. As que já estão em funcionamento mostram a revolução no ensino e o interesse dos alunos pelo novo equipamento, que é desenvolvido exclusivamente para melhorar o aprendizado.
Segundo o prefeito municipal Juninho Rogante a prefeitura vai continuar investindo em educação, “nós já havíamos melhorado significativamente a merenda nas escolas, agora estamos modernizando as salas de aula, sempre penso que educação não é um gasto, é um investimento, que vamos colher os frutos lá na frente”. Ainda segundo Rogante, “Agora temos que preparar os professores para essa nova realidade, recursos novos exigem novos conhecimentos e todos estão empenhados nisso”, finaliza o prefeito.

As Lousas
A lousa digital é como uma tela imensa de um computador, porém mais inteligente, pois é sensível ao toque. Desta forma, tudo o que se pensar em termos de recursos de um computador, de multimídia, simulação de imagens e navegação na internet é possível com ela. Ou seja, funciona como um computador, mas com uma tela melhor e maior.
O professor pode preparar apresentações em programas comuns de computador, como Power Point, por exemplo, e complementar com links de sites. Durante a aula, é possível, enquanto apresenta o conteúdo programado, navegar na internet com os estudantes. Pode ainda criar ou utilizar jogos e atividades interativas, contando com a participação dos alunos, que vão até a lousa e escrevem nela por meio de um teclado virtual - como aqueles de páginas de banco na internet - ou por meio de uma caneta especial ou com o dedo, já que a lousa lê ambas as formas.
O ensino conta com novos recursos, pois é possível, por exemplo, fazer apresentações em três dimensões para apresentar o corpo humano, e estudar geografia com a ajuda de mapas feitos por satélite e disponíveis em sites como o Google Maps ou Google Earth. "Na lousa digital, a criatividade é o limite", comenta Henrique Gonsalves, Diretor de Educação, da cidade de Dourado.
Nada do que é feito na lousa digital se perde, pois se o professor quiser, é possível salvar a aula etapa por etapa, a cada contribuição sua ou dos alunos. Assim as aulas podem ser guardadas para sempre e até compartilhada com os estudantes, via e-mail.
Em Dourado, os professores ainda estão se adaptando à nova tecnologia e recebendo treinamento. "Mas as crianças já dominam e o interesse delas pelas aulas que utilizam essa novidade é muito superior àquelas sem ela", diz Henrique.