ARARAQUARA - Semana “Ariovaldo dos Santos” de Teatro começa hoje

27/05/2013 11:31


Na segunda-feira (27), a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart iniciam a programação da Semana “Ariovaldo dos Santos” de Teatro, com apresentações teatrais. O evento presta uma homenagem ao diretor teatral, criador do Texc - Teatro Experimental de Comédia, falecido em 2010.

A Semana “Ariovaldo dos Santos” de Teatro conta com abertura às 9h, no Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, com apresentação do espetáculo “Rico sem Sorte, não há quem suporte”, do Grupo Ciranda Roda Mundo. O espetáculo será apresentado também às 15h e os alunos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira irão prestigiar as apresentações.

A Semana continua na terça (28), com a encenação de “O Menino Machadinho”, da Cia. Tarcio Costa, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues, às 9 e 15h. Na quarta (29), a Cia. Teatral Burucutu apresenta “A princesa do reino sem espelhos e o príncipe do credo em cruz Ave Maria”, também às 9 e 15h, no Teatro Municipal.

Para as três apresentações, os interessados devem retirar os ingressos gratuitos, uma hora antes da apresentação, no local da apresentação. Vale lembrar que cada espetáculo será encenado duas vezes no mesmo dia: cedo, às 9h; e à tarde, às 15h.

Abertura

“Rico sem sorte, não há quem suporte”, com o Grupo Ciranda Roda Mundo, apresenta uma mulher pobre e trabalhadora se depara com a grande oportunidade de sua vida, quando dois homens, Rico e Sorte, se aproximam. Eles têm o dever de ajudar as pessoas com a maior qualidade que Deus deu para cada um deles levar riqueza e sorte para os mais necessitados.
Rico, porém envaidecido com sua qualidade quer provar ao seu irmão Sorte que as pessoas não querem seus favores, mas apenas ter muito dinheiro. Uma batalha entre a riqueza e a sorte.
O espetáculo propõe uma reflexão ao público e uma única conclusão: nada adianta ser rico se a sorte não estiver no malote!
“Rico sem sorte...”, adaptação de Raquel Nascimento com pesquisa de Iara Naur Borges, apresenta os atores: Gustavo Aragoni, Raquel Nascimento e Ricardo Dimas.

Ariovaldo - Ariovaldo dos Santos faleceu em abril de 2010. O artista iniciou na carreira artística como ator, em 1964, no grupo Diletantes, dirigido por Anna Maria Martinez Corrêa. Um ano depois, montou sua própria companhia e, com ela, construiu uma história singular na cena cultural de Araraquara.

Com 45 anos de militância no teatro, Ariovaldo construiu uma sólida carreira na dramaturgia nacional, encenando peças de diversos autores voltadas ao público infantil e infanto-juvenil e conquistou muitos prêmios em vários festivais do país.

Dirigiu peças como "Fica Comigo esta Noite", "Quase um Bibelô" e "Sexo dos Anjos", todas de Flávio de Souza. A sua última produção para o público adulto foi "Estrela de Papel", contando em estilo de cordel, a vida de Charles Chaplin.

Na sede do TEXC, construída anexa à sua casa, no Jardim das Estações, Ari formou várias gerações de atores e montou inúmeros espetáculos. Ariovaldo foi um artista incansável no teatro de Araraquara. Costumava dizer que “a gente não escolhe o teatro. É ele quem nos escolhe”.

SERVIÇO:
Semana “Ariovaldo dos Santos” de Teatro apresenta:

27/05:
“Rico sem Sorte, não há quem suporte”, com Grupo Ciranda Roda Mundo
Local: Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand (Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Vila Xavier)

28/05:
“O Menino Machadinho”, com Cia. Tarcio Costa
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues (Av. Espanha, 485 – Centro)

29/05:
“A princesa do reino sem espelhos e o príncipe do credo em cruz Ave Maria”, com Cia. Teatral Burucutu
Local: Teatro Municipal (Av. Bento de Abreu, s/nº - Fonte Luminosa)

Horários: 9 e 15 horas
Grátis – retirada de convite uma hora antes, no local da apresentação