ARARAQUARA - Programa Frente de Trabalho é lançado na cidade

22/05/2013 10:24

 

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego - Frente de Trabalho foi lançado nesta terça-feira (21), no Centro Internacional de Convenção Dr. Nelson Barbieri, e deve beneficiar até 300 desempregados da cidade. O programa é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do Governo do Estado de São em parceria com a Prefeitura de Araraquara.

No total, são 300 vagas no programa para os trabalhadores que terão contrato de nove meses, receberão uma bolsa-auxílio de R$ 300 e irão atuar no serviço de limpeza e manutenção da cidade. A jornada de trabalho será de quatro dias na semana, com carga diária de seis horas. A Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho ministrará um curso de qualificação de 150 horas no total e de freqüência obrigatória.

Os trabalhadores interessados em participar do programa já tinham efetuado o cadastro no Ceat/PAT de Araraquara no ano passado e foram chamados para receber orientações e assinar o contrato na tarde desta terça-feira.

Para o prefeito em exercício, Coca Ferraz, o programa irá trazer uma série de benefícios para os trabalhadores e para a cidade. “Esse programa tem quatro legados importantes: social, ao possibilitar renda aos desempregados; formação profissional, com a qualificação dos trabalhadores que facilitará a inserção no mercado de trabalho; econômico, com a remessa de R$ 1 milhão do governo do Estado que irá aquecer a economia local e, principalmente, o mercado nos bairros; e urbanístico, com o trabalho de conservação da cidade”.

Coca também ressaltou o importante trabalho do prefeito Marcelo Barbieri na busca de recursos para Araraquara, e do governador Geraldo Alckmin, que tem destinado muitos recursos e programas à cidade e região.

O secretário adjunto do Estado do Emprego e Relação do Trabalho, Aparecido Bruzarosco, destacou que as Frentes de Trabalho também aumentam a autoestima, o convívio familiar e social dos trabalhadores. “O aspecto fundamental é a qualificação do pessoal, o que gera mais oportunidades de inserção no mercado de trabalho.”

O chefe do gabinete da Secretaria do Estado de Emprego e Relações de Trabalho, Tadeu Morais, afirmou que a Pasta está lutando para aumentar o tempo de qualificação dos trabalhadores e aumentar o valor da bolsa.

O vereador William Afonso, representante da Câmara Municipal de Araraquara, destacou a importância do programa em todo o Estado, que dá oportunidade para 450 mil pessoas.

O coordenador estadual de Políticas e Inserção no Mercado de Trabalho, Luciano Martins Lourenço, disse que, após o período de duração das Frentes de Trabalho, o trabalhador sairá com maiores possibilidades de emprego.

Além de 80 bolsistas, o evento contou com a presença de Maria Ester Cassiano, diretora regional da Secretaria Estadual do Emprego e Relações de Trabalho; Antonio Gabriel do Carmo e Cruz, representando o deputado federal Paulinho da Força; Cleide Berti, prefeita de Américo Brasiliense; Dudu Bolito, prefeito de Rincão; os vereadores Jeferson Yashuda, Adilson Vital, Elias Chediek, Edio Lopes, Ronaldo Napeloso e Edna Martins; além de secretários e coordenadores municipais.