ARARAQUARA - Prefeitura projeta ampliação da pista do aeroporto

25/02/2013 17:47

 

A Prefeitura de Araraquara desapropriou uma área de 145 mil m² vizinha ao Aeroporto Bartholomeu de Gusmão para garantir uma possível ampliação da pista. A intenção da Prefeitura, no entanto, é desapropriar mais 450 mil m² para permitir a ampliação da pista para 4 mil metros. Hoje a pista tem 1,8 mil metros.
Com isso, o aeroporto de Araraquara poderá receber voos de carga que são realizados no aeroporto de Viracopos em Campinas, o único do interior do Estado com essa finalidade.
“Estamos trabalhando pautados pelo crescimento da cidade, e projetar a ampliação do aeroporto faz parte desse planejamento. Araraquara tem potencial para se tornar um polo regional”, destaca o prefeito Marcelo Barbieri.

Programa
No final do ano passado, Araraquara foi incluída no “Programa de Investimentos em Logística: Aeroportos”, um conjunto de medidas do governo federal para melhorar a qualidade dos serviços e da infraestrutura aeroportuária, além de ampliar a oferta de transporte aéreo. No Estado de São Paulo, 19 aeroportos foram incluídos no programa, entre eles o Bartholomeu de Gusmão.
O programa também prevê o investimento de R$ 7,3 bilhões em 270 aeroportos regionais para aperfeiçoar a qualidade do serviço, aumentar o número de aeroportos da rede regular e de rotas operadas pelas empresas aéreas.
Segundo o prefeito, o programa pode financiar a ampliação da pista, o que poderá atrair empresas de carga e de passageiros para Araraquara.

Reforma
A ampliação do aeroporto está com 80% da obra concluída e deve ser entregue em abril deste ano. Estão sendo investidos R$ 7,5 milhões na construção do novo terminal de passageiros, oito vezes maior que o atual, salas de embarque e desembarque e espaços comerciais. A capacidade, após a ampliação, será de 200 passageiros por dia.
No ano passado, foram realizadas as obras do novo estacionamento de veículos, vias de acesso, adequação da pista de rolamento e colocação de alambrado.