ARARAQUARA - Prefeitura faz mutirão de combate à dengue na Vila Xavier

18/03/2013 11:57


A Prefeitura de Araraquara realizou na manhã de sábado (16), na região da Vila Xavier, um mutirão de combate ao mosquito transmissor da dengue. A mesma ação também foi promovida em outras 14 cidades da região integrantes da Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo (Aprec).
“Essa é a primeira ação regional de saúde pública que realizamos e tem como objetivo combater o mosquito transmissor da dengue e eliminar os possíveis criadouros. Estamos mobilizados e pedimos a ajuda de toda a população nessa missão”, ressaltou o prefeito Marcelo Barbieri.
Integrantes do Tiro de Guerra, agentes da Vigilância em Saúde e voluntários percorreram os bairros para retirar materiais inservíveis que oferecem condições propícias para proliferação do mosquito. Também ajudaram no mutirão os vereadores Jéferson Yashuda e Geicy Sabonete, além de secretários municipais.
As equipes concentraram-se em frente ao Tiro de Guerra. De lá, os voluntários vistoriaram casa por casa eliminando os possíveis criadouros. Os terrenos baldios também foram vistoriados e diversos materiais recolhidos.
De acordo com dados preliminares da Vigilância em Saúde, até o final da manhã deste sábado cerca de 30 caminhões com materiais inservíveis, como pneus, sofás velhos, garrafas pet, entre outros recipientes, já haviam se dirigido até o aterro sanitário da cidade.

Conscientização
Segundo a aposentada Jandira Trosdorf, a iniciativa reforça a necessidade de conscientização da população para barrar a proliferação da doença. “Precisamos fazer a nossa parte, não deixar que materiais em nossos quintais acumulem água. Precisamos estar conscientes de nossa responsabilidade”, argumentou a moradora.
As equipes percorreram os seguintes bairros: Vila Xavier, Jardim das Estações, Jardim Paulistano, Altos da Vila, Jardim Brasil e Jardim Europa, realizando um trabalho educativo e alertando os moradores sobre os riscos que a dengue traz a quem é contaminado.
Para o secretário municipal de Saúde, Delorges Mano, pequenas ações podem evitar que Araraquara sofra com a doença. “A cidade registra um número de casos que nos coloca em alerta, por isso, não podemos relaxar, o combate à dengue deve ser constante”, destacou.
A dona de casa Lucimara Grillo também comentou sobre pequenas atitudes que podem ser tomadas no combate à doença. “Achei a realização deste mutirão muito importante, temos que nos preocupar olhando nosso quintal e alertando nossos vizinhos”, afirmou.
“Estamos reunidos para combater o mosquito, e, dessa forma, zelando pela saúde da população”, comentou o coordenador da Vigilância em Saúde, Feiz Mattar.
Aderiram ao movimento as cidades de Américo Brasiliense, Araraquara, Boa Esperança do Sul, Cândido Rodrigues, Dobrada, Fernando Prestes, Gavião Peixoto, Guatapará, Ibaté, Matão, Motuca, Rincão, São Carlos, Tabatinga e Trabiju.
Os parceiros da ação em Araraquara foram: Usina Santa Cruz, Usina Maringá, Raízen, Secretaria de Administração (Centralizado), Secretaria de Segurança Pública (Defesa Civil e Guarda Civil Municipal), Secretaria de Serviços Públicos, Secretaria de Comunicação, Secretaria de Trânsito e Transportes, Secretaria de Governo, Secretaria de Obras, CTA, DAAE, Orçamento e Participação Para Todos (OP), Tiro de Guerra e equipe de voluntários.