ARARAQUARA - Prefeito entrega creche do Parque São Paulo ampliada

11/06/2013 08:47

 

A comunidade do Parque São Paulo recebeu do prefeito Marcelo Barbieri, no sábado (8), o Centro de Educação e Recreação (CER) “Eudóxia Pinto Ferraz” totalmente reformado e ampliado para melhor atender as crianças de zero a cinco anos da região.

Com um investimento de R$ 1.111.124,54 de recursos próprios da Prefeitura de Araraquara, a obra atendeu a uma reivindicação feita pelos moradores em plenária do Orçamento e Participação Para Todos – OP. O CER, que há mais de 20 anos não recebia melhorias na estrutura, passou de 668,10 m² de área construída para 939,29 m², com a inclusão das novas salas para recreação, biblioteca e quiosque. “É uma alegria entregar uma obra como esta, que garante à mãe o direito de trabalhar com a segurança de deixar seu filho em uma escola estruturada, bem equipada, informatizada e com profissionais dedicados e comprometidos com a Educação”, afirmou o prefeito.

“A educação infantil é hoje parte essencial do desenvolvimento do País, e Araraquara tem orgulho de ter uma das maiores e melhores redes de educação infantil do Brasil”, acrescentou Marcelo.

O secretário municipal da Educação, Nino Mengatti, agradeceu pela atenção que o prefeito tem dedicado à região do Parque São Paulo e parabenizou a comunidade. “Esta região da cidade recebeu grandes investimentos da Prefeitura, como a construção do CRAS e as casas populares que serão entregues, mas tem sido privilegiada principalmente na Educação, pois já recebeu um novo CER e a escola estadual de ensino integral no Altos de Pinheiros II; esta creche que melhorou muito o atendimento às crianças; e a FATEC, que será instalada no Jardim Santa Clara”, destacou o secretário.

Para o presidente da Câmara Municipal, João Farias, “o prefeito Marcelo ficará marcado na história da cidade pelos investimentos feitos na área da Educação, que vão das obras edificadas à valorização dos profissionais”.

“Esta festa preparada pela equipe do CER junto às crianças para esta inauguração comprova não somente a relação de carinho que existe entre eles, mas também a dedicação total dos profissionais para a qualidade da Educação oferecida à população”, declarou o vereador.

O CER “Eudóxia Pinto Ferraz” recebeu a construção de sala para recreação, banheiros, depósitos, biblioteca, quiosque, tanque de areia, ampliação da cozinha, lavanderia com troca de piso, azulejos, pias, instalações elétricas, instalações hidráulicas, coifas, aquecedor solar, adequações na área externa com execução de passarelas, pintura (externa e interna) e melhorias na iluminação.

A diretora do CER, Ana Claudia Rezende de Oliveira, comemorou a entrega da reforma. “A creche está linda, estruturalmente organizada, preparada e pensada para cumprir o papel de educar e desenvolver integralmente a criança”.


Professora Eudóxia Pinto Ferraz

A professora Eudóxia Pinto Ferraz foi uma mulher moderna, que já lecionava no primeiro quadrante do século XX, quando trabalhar fora de casa era algo raro entre as mulheres. Segundo a família, Dona Eudóxia dedicou-se integralmente ao magistério e tratava os alunos como se fossem seus filhos.

Presente na cerimônia de reinauguração do CER, a sobrinha da professora Eudóxia Pinto Ferraz, Creusa de Carvalho Zamboni se emocionou com a homenagem à tia.

“Minha tia foi daquelas professoras antigas, que fazia diário e semanário da escola em casa, analisava o histórico da criança uma por uma, e quando necessário, chamava a mãe em sua casa para auxiliar no que fosse preciso. Suas ações foram marcadas em ‘pedra de mármore’, como ensinamentos para toda a vida”, falou dona Creusa.

Para o vice-prefeito e primo de Eudóxia, Coca Ferraz, a homenagem ficou “mais grandiosa” por se tratar de uma obra na área da Educação. “O prefeito coloca a Educação como prioridade, pois sabe que só assim se alcança um desenvolvimento real. Fico feliz por ter o nome da prima de meu pai em uma obra pública, e muito mais por ser uma escola de educação infantil”, agradeceu.

Eudóxia Pinto Ferraz cursou a Escola Normal em São Carlos e lecionou em Araraquara nas escolas “Pedro José Neto” e “Antônio Joaquim de Carvalho”, onde se aposentou. O CER que leva seu nome atende hoje cerca de 300 crianças.

Também prestigiaram o evento a presidente do Fundo Social de Solidariedade Zi Barbieri; os vereadores Aluísio Braz (Boi), Geicy Sabonete, Dr. Helder, Jeferson Yashuda, Rodrigo Buchechinha e Elias Chediek; familiares da homenageada; professores e funcionários da escola; além de pais e alunos.