ARARAQUARA - Prefeito e vereadores debatem projeto de velódromo com a CBC

18/04/2013 10:15

 

O prefeito Marcelo Barbieri, o presidente da Câmara Municipal, vereador João Farias, o secretário de Esportes e Lazer, Jair Martineli, e mais dez vereadores debateram com o presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) o projeto de construção do velódromo internacional em Araraquara. O projeto já está protocolado no Ministério do Esporte e o prefeito manteve contato com o ministro Aldo Rebelo que se mostrou favorável às pretensões do município.

Durante a reunião realizada nessa terça-feira (16) na Prefeitura, o prefeito expôs o projeto do velódromo e a importância deste para a implantação de um centro de formação para ciclistas alto rendimento e também para treinamentos e aclimatização dos ciclistas internacionais que disputarão a Olimpíada de 2016 no Rio.

Marcelo também argumentou a tradição de Araraquara no ciclismo com a medalha de ouro conquistada pelo ciclista brasileiro Anésio Argenton, ex-ferroviário da Estrada de Ferro Araraquara.

Participaram da reunião de trabalho o vice-prefeito e coordenador da Mobilidade Urbana, Coca Ferraz; os secretários Toninho Martins (Governo) e José Roberto Cardozo (Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Sustentável); os vereadores Jeferson Yashuda, Ronaldo Napeloso, Adilson Vital, William Affonso, Edna Martins, Aluisio Braz, Rodrigo Buchechinha, Roberval Fraiz, Gerson da Farmácia e Geicy Sabonete. 

A Prefeitura encaminhou projeto de lei à Câmara Municipal que autoriza o município a celebrar convênios, parcerias e acordos de cooperação técnica com a CBC para desenvolvimento de projetos esportivos.

O presidente da Câmara disse que “a celebração de convênio entre o município e a CBC fortalece a perspectiva real da cidade abrigar equipes de ciclismo para aclimatização objetivando as próximas Olimpíadas”.

Para o presidente da CBC, José Luiz Vasconcellos, a construção do velódromo tem total apoio da Confederação e futuras medalhas de ouro poderão ser conquistadas pelos atletas revelados no velódromo de Araraquara.

“A CBC constantemente é consultada por entidades internacionais sobre locais de treinamentos, recentemente russos e ingleses nos solicitaram informações sobre velódromos brasileiros. O setor de hotelaria e gastronomia serão beneficiados com o velódromo”, projeta o presidente

O secretário de Esportes e Lazer, Jair Martineli, relatou ao presidente as atividades promovidas pelo ciclismo araraquarense que tem o ponto alto a prova oficial da Federação Paulista de Ciclismo em homenagem a Anésio Argenton, em agosto.

Velódromo

O projeto do velódromo coberto de Araraquara prevê a construção de uma pista indoor em piso de madeira, no padrão estabelecido pela CBC. A infraestrutura terá arquibancadas cobertas e cabine de locução com escritórios agregados, sanitários, vestiários e oficina para bicicletas, além de ser totalmente adaptado e possibilitar também a prática do esporte para as equipes paraolímpicas.

O velódromo demanda uma área de 20 mil metros quadrados e há possiblidade para o Parque Pinheirinho ser o local contemplado.